Mundo
 
 
 

Polícia Federal e Ibama combatem pesca do camarão em período de defeso

21 de Maio de 2007 - Beatriz Mota - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Três pessoas foram presas e meia tonelada de camarão apreendida, na madrugada do último sábado (19), durante operação realizada Polícia Federal em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na baía de Angra dos Reis, região sul-fluminense do Rio de Janeiro.

De acordo com a delegada-chefe da Polícia Federal em Angra dos Reis, Gladys Regina Miranda, o crustáceo está em seu período de reprodução, e, por isso, até o dia 31 de maio a pesca é considerada ilegal. "Até o fim do período de defeso vamos continuar vistoriando embarcações, repreendendo, reprimindo e autuando, pois as pessoas ainda insistem em fazer a pesca ilegal. Eles alegam que é para sobrevivência, mas não podemos privilegiar aquele que está praticando a ilegalidade, enquanto alguns seguem as regras ambientais", afirma a delegada.

Segundo o analista ambiental do Ibama Roberto Huet, a operação em Angra dos Reis inclui-se nas atividades essenciais que vêm sendo realizadas pelos funcionários do instituto, em greve desde o dia 14 de maio. "Essa operação faz parte do conjunto de ações que temos que tomar para que o meio ambiente não seja prejudicado. Não somos irresponsáveis, se houver alguma emergência como incêndio ou animais sofrendo maus tratos a gente tem que atender", explica Huet.

Os servidores do Ibama de todo o país entraram em greve indeterminada em protesto contra a Medida Provisória 366, que estabelece a divisão do órgão ambiental, com repasse de funcionários e de infra-estrutura para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e para o Serviço Florestal Brasileiro.

Com a mobilização, serviços no Rio de Janeiro, como a análise de processos ambientais, a concessão de autorizações e licenças e a atualização de documentos estão completamente paralisadas.

 
 
Fonte: Agência Brsail
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.