Mundo
 
 
 

Superintendência do Ibama no Pará divulga relatório final da Operação Quaresma

Belém (24/04/07) - A Operação Quaresma chega ao fim com números surpreendentes e alarmantes. Essas ações de fiscalização foram realizadas em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). A ação finalizada na semana passada, buscou identificar o carvão vegetal armazenado e o consumido no período de 2005 a fevereiro de 2007, bem como identificar as empresas fornecedoras, além de quantificar os volumes desse carvão recebido por elas.

Nesse relatório, as informações de cada siderúrgica inspecionada foram confrontadas com volumes constantes em documentos e dados obtidos in loco. Esses resultados apresentados demonstram para o Ibama uma continuidade do elevado índice de ilegalidades na maioria das empresas siderúrgicas vistoriadas no Estado. O déficit de 7.039.992,417 mdc (metros cúbicos de carvão) do período 2000 a Fevereiro de 2007
comprova a gravidade da situação ambiental do setor siderúrgico no estado do Pará.

Somente neste período da operação, foram aplicados R$ 158.957.312,70 em multas relacionadas a estes ilícitos e apreendidos 21.153,685 mdc (metros cúbicos de carvão), armazenados irregularmente nos galpões e pátios das siderúrgicas. Somando as inspeções já realizadas, e em andamento nas empresas produtoras de carvão vegetal, as irregularidades sinalizam em aproximadamente 90% com relação aos seguintes itens:

1 - Falta de licença ambiental para o funcionamento;

2 - Das que possuem a Licença de Operação emitida pelo Estado, a grande maioria utiliza matéria prima de origem nativa oriunda de desmatamentos ilegais, onde são abatidas espécies nobres como Ipê, Jatobá, Angelim, Maçaranduba entre outras;

3 - O número de fornos licenciados não corresponde aos encontrados;

4 - Algumas empresas não existem fisicamente, sendo consideradas fantasmas;

5 - Observou-se que as empresas são constituídas em nome do próprio trabalhador da carvoaria sendo que o intermediário, que comercializa o carvão junto às siderúrgicas, não figura como responsável legal pela empresa. Em algumas situações, o responsável pela área se utiliza destes artifícios e da precariedade do cadastro fundiário para escapar das penalidades ou cedem à área, cobrando uma porcentagem pelo carvão produzido. Essa situação vem dificultando a verdadeira identificação dos responsáveis pelos crimes;

Nesse relatório, foi constatado ainda que o desmatamento para produção de carvão vem sendo feito à corte raso, sendo a floresta posteriormente substituída por plantios de soja e pastagens para pecuária.
Shirley Moura

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.