Mundo
 
 
 

Ibama/PA divulga resultado da Operação Praialta e Piranheira

Belém (03/01/08) – O Ibama/PA divulgou, hoje, o resultado da Operação Praialta e Piranheira. Foram aplicadas multas que, somadas, chegam a R$ 545.801,00 sobre um volume de 5.360 m³ de madeira ilegal em tora, encontradas em três empresas localizadas no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. Do total, 4.762 m³ foram apreendidos pelo Ibama, mas os 595 m³ restantes já haviam sido vendidos de forma irregular.

A primeira etapa da operação foi realizada nos últimos dias 11 e 12, onde foi realizado um levantamento de madeira nos pátios das empresas, denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e por uma associação de produtores local. O levantamento mostrou que as empresas apresentaram grande estoque de madeira em tora sem origem declarada, ou seja, não tinham licença do órgão ambiental competente e que ainda haviam vendido madeira sem Guia Florestal (GF – documento de transporte).

Segundo o gerente do Ibama em Marabá, Léo Bento, cada serraria tem uma pasta que funciona como uma conta corrente de movimentação de madeira, gerenciada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do estado. “A empresa só tem crédito de madeira quando apresenta a compra pelo Plano de Manejo Florestal ou quando o desmatamento é autorizado”, diz. Para o transporte de madeira, Léo informa que é necessária a emissão da Guia Florestal, autorizada pela Sema.

A segunda etapa da Operação aconteceu no último dia 19, quando foram inspecionadas áreas dentro do Projeto Agro-extrativista, onde se comprovou o corte de diversas castanheiras. Também foi feito o levantamento individual dos lotes citados na denúncia, para se ter o número de castanheiras abatidas, e de fornos de carvão instalados nas áreas denunciadas.

Os colonos confirmaram a venda para moradores de Nova Ipixuna, mas não informaram quais as serrarias para onde as árvores seriam entregues. Alegaram também que o corte se deu para facilitar a instalação da rede elétrica na região.
Luciana Almeida

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.