Mundo
 
 
 

Fiscais apreendem camarão pescado ilegalmente dentro do
Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Porto Alegre (11/01/08) - Uma fiscalização realizada durante a madrugada de hoje (11), por fiscais do Ibama/RS e soldados da Brigada Militar e do Batalhão Ambiental, surpreendeu um grupo de cerca de 20 pessoas pescando irregularmente dentro do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

O grupo conseguiu fugir ao avistar os veículos da fiscalização, abandonando no local dois automóveis e uma moto. Os veículos e a moto junto com petrechos utilizados para a captura do camarão, foram confiscados e levados para a delegacia de polícia em Mostardas. Também foram apreendidos no local 40 quilos de camarão rosa, cuja pesca está proibida até que ele atinja o tamanho previsto na legislação para a sua captura.

Agora à tarde duas pessoas compareceram à delegacia reivindicando o material apreendido, alegando que o grupo estava pescando siris. Eles foram presos e, segundo o analista ambiental, Carlos Henrique Dias, que se deslocou para a região no helicóptero do Ibama que está realizando fiscalização no Litoral gaúcho, eles serão autuados por crime ambiental e descumprimento de acordo que proíbe a pesca do camarão rosa dentro do Parque, antes que ele atinja cerca de nove centímetros. O camarão deverá ser doado para alguma instituição local.

Raia viola

Também na madrugada desta sexta-feira, quando se dirigia para auxiliar a operação de fiscalização do Ibama/RS e da Brigada Militar no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, soldados do Batalhão Ambiental encontraram na RST-101 (quilômetro 28, próximo a Mostardas) uma caminhonete Ford Ranger com placa de Santa Catarina, transportando exemplares de raia-viola, espécie ameaçada de extinção.

No veículo, estavam 12 raias violas; 25 cação-martelo; 25 caçonetes além de camarão (três quilos) e pescada (100 quilos). Toda carga foi apreendida, assim como o veículo que foi levado para o Departamento de Trânsito de Mostardas. Os ocupantes do veículo foram autuados e deverão pagar uma multa de R$ 5 mil por espécie ameaçada, mais R$ 500 por exemplar. Toda a carga foi doada para um hospital e uma casa de idosos da região. Desde o final de dezembro de 2007, o Ibama/RS reforçou a fiscalização de pesca irregular (bem como o plantio irregular de pinus e em lavouras de arroz) na região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, com apoio logístico de um helicóptero do Ibama.
Ana Maria Annes

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.