Mundo
 
 
 

Ibama flagra transporte irregular de cerca de 500 m3 de madeira serrada no Rio Tapajós

Santarém, 14/01/2008 – Fiscais do Ibama em Santarém, no oeste do Pará, apreenderam hoje cerca de 500 metros cúbicos de madeira serrada de várias espécies, que estava sendo transportada em balsas no Rio Tapajós. As balsas carregadas foram detectadas em vôo de monitoramento na Flona do Tapajós e abordadas pela fiscalização no início da noite de quinta-feira (10), com o apoio de bombeiros do 4º GBM. As embarcações ficaram retidas em Santarém enquanto os fiscais realizaram o trabalho de cubagem das cargas e conferência de documentos na sexta-feira, no sábado e no domingo.

Foram apresentadas à fiscalização dezenas de Notas Fiscais, Guias Florestais (GF) e Documentos de Origem Florestal (DOF), que foram minuciosamente analisados e conferidos, o que resultou na aferição de diversas irregularidades. Parte da carga não correspondia à documentação apresentada, além disso, foram encontradas divergências entre dados constantes em alguns dos documentos e incompatibilidades com o local e hora da abordagem.

Os responsáveis pelas cargas de madeira em situação ilícita serão autuados. As madeiras irregulares foram apreendidas e devem ser transportadas para a Gerência Executiva do Ibama em Santarém, onde serão depositadas. As balsas e o empurrador utilizados no transporte irregular também sofreram apreensão. As cargas em situação regular seguem normalmente para os seus destinos.

É importante destacar que a exploração e conseqüentemente o transporte ilegal de madeira não trazem nenhum benefício social, econômico ou ambiental à região onde são praticados, não geram benefícios sociais e não recolhem impostos para melhorias dos serviços públicos além de degradarem o Meio Ambiente. Em geral, a madeira explorada ilegalmente é furtada de terras públicas ou de Unidades de Conservação. O Ibama em Santarém intensificará as ações de fiscalização neste ano visando coibir estes e outros crimes ambientais em toda a sua área de abrangência.
Christian Dietrich

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.