Mundo
 
 
 

Operação Rastro Verde apreende cinco caminhões e um trator em Uruará, no oeste do Pará

Santarém (25/01/08) - Fiscais da Gerência do Ibama em Santarém, com apoio da Polícia Militar do Pará, apreenderam cinco caminhões com madeira ilegal e um trator em Uruara, no oeste paraense. Quarta-feira (23) dois caminhões carregados de madeira serrada foram flagrados na zona urbana e três caminhões e um trator de pneus foram encontrados no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Santa Clara no mesmo município na terça-feira (22). As ações de fiscalização fazem parte da Operação Rastro Verde, que busca mapear o caminho da madeira ilegal da extração aos centros consumidores.

Chegando à área do PDS, a cerca de150 km de Santarém, os fiscais depararam com três caminhões e o trator, que tentava desatolar um dos caminhões carregados com toras de Ipê, espécie de alto valor comercial. A madeira seguiria para Uruará, distante cerca de 80 km. Ao perceberem a chegada da fiscalização os ocupantes dos veículos correram para dentro da mata, abandonando os bens, no intuito de dificultar a fiscalização e evitar a condução dos caminhões e do trator para o Ibama. A equipe acionou o Ibama em Santarém para levar motoristas para conduzir os bens e produtos apreendidos. Imediatamente seguiu para o local uma equipe de apoio do Ibama, com três motoristas cedidos pelo 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro

Após a verificação dos bens e preparativos para a condução do comboio pela equipe de apoio, a equipe de fiscalização seguiu para Uruará, onde apreendeu ontem dois caminhões e uma carreta tipo julieta, carregados de madeira serrada sem licença válida para o transporte, ou em desconformidade com a mesma. A equipe realizará vistorias em pátios de madeireiras, fiscalizações em áreas de extração e barreiras móveis.

A equipe de apoio enfrentou dificuldades para conduzir os bens apreendidos no PDS Santa Clara para Santarém. As péssimas condições da rodovia PA 370 (estrada de terra que liga Santarém a Uruara), somadas a muita chuva, causaram vários atolamentos, e um dos caminhões carregados chegou a tombar. O comboio levou cerca de cinco horas para vencer os 15 km em piores condições, próximo ao local da apreensão, gastando cerca de doze horas no trajeto do PDS a Santarém.

As treze toras de madeira que os caminhões carregavam tiveram que ficar às margens da estrada que corta a floresta, nos locais onde ocorreram os problemas, distantes de qualquer morador, para que os caminhões e o trator pudessem chegar a Santarém. A apreensão dos três caminhões e do trator significa que no mínimo treze toras (cerca de três árvores) deixarão de ser retiradas ilegalmente da floresta por dia que os veículos ficarem apreendidos.

O PDS Santa Clara é um dos 99 assentamentos do INCRA suspensos pela Justiça Federal no oeste do Pará, devidos a falta de licenciamento ambiental, entre outros problemas em sua criação. Vários dos assentamentos suspensos foram criados sobre áreas de florestas primárias, o que é objeto de diversas críticas. A exploração e o transporte ilegal de madeira na área do PDS Santa Clara são alvos de dezenas de denúncias, inclusive na Linha Verde do Ibama (0800618080).

Toda a cadeia da exploração de madeira ilegal gera prejuízos incalculáveis ao país. A madeira extraída irregularmente geralmente é roubada de terras públicas ou de Unidades de Conservação, e está diretamente relacionada com uma série de ilegalidades entre as quais a exploração de trabalho em condições degradantes ou análogas à escravidão, a grilagem de terras e sonegação fiscal, não contribuindo para o desenvolvimento regional, mas configurando um verdadeiro saque às nossas riquezas naturais.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/Santarém
Foto: Vanderlei da Silva Santos e Christian Dietrich

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.