Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental apreende tartarugas em uma mochila dentro de ônibus de viagem

13/02/2008 - Em ações no interior do Estado, na última semana, a Polícia Militar Ambiental apreendeu, em Batatais, 130 tartarugas da espécie Tigre D´Água, que estavam em uma mochila, além de, em Anhembi, às margens do Rio Tietê, durante a “Operação Piracema”, apreender dezenas de quilos de peixes e confiscar redes e outros materiais e equipamentos.

Integrantes do 1º Pelotão da 4ª Companhia do 4º Batalhão Ambiental do Estado de São Paulo abordaram, na Rodovia SP-334, quilômetro 344, em Batatais, um ônibus Scania, placas BVD 5273, proveniente de Araxá (MG), em que foram descobertos, em uma mochila, pertencente a um dos passageiros, identificado como Paulinho Fidelis, 130 tartarugas, da espécie Tigre D’Água, que estavam envoltas em um pano de algodão.

Na bolsa, também foi encontrado um cheque no valor de R$ 800,00, utilizado no pagamento efetuado pela Empresa Stacciarini & Araújo Ltda , da cidade de Uberaba (MG), na compra de tartarugas da mesma espécie. A Polícia Ambiental elaborou um Boletim de Ocorrência e aplicou uma multa no valor de R$ 30.211,52 pelo crime de maus tratos. A ocorrência se deu na última sexta-feira.

Já no município de Anhembi, durante a “Operação Piracema”, desencadeada pelo 2º Pelotão Ambiental da 3ª Companhia de Botucatu, no mesmo dia 8, em vistoria realizada às margens do Rio Tietê, foram confiscados 500 metros de rede de pesca de nylon e 60 quilos de pescado diverso. O proprietário do material e do pescado, identificado como Juliano César Freitas de Lima, foi preso em flagrante e conduzido até a delegacia local.

No mesmo município, foram apreendidos 50 quilos de peixes, 700 metros de malha, um motor de popa e um barco de alumínio, pertencentes a Francisco Segerlan Paulo, durante operação desencadeada na represa de Barra Bonita e no Bairro Ponte do Jaú.

No período de piracema, que em todo o país tradicionalmente vigora entre os dias 1º de novembro e 28 de fevereiro, segundo portaria federal, as atividades de pesca sofrem restrições, para que o processo de procriação dos peixes não seja prejudicado.
Texto: Cris Couto
Foto: Polícia Ambiental

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.