Mundo
 
 
 

Ibama apreende tartarugas comercializadas ilegalmente

Santarém (01/02/2008) - Fiscais do Ibama em Santarém apreenderam anteontem, em uma residência no bairro Mapiri, 11 Tartarugas-da Amazônia (Podocnemis expansa) e três jabutis (Geochelone sp.). Os animais estavam sendo comercializados e também consumidos pelos moradores da casa onde foram encontrados.

Uma das tartarugas-da-Amazônia já estava abatida e era preparada para refeição. A ação atendeu denúncia anônima e contou com apoio da Polícia Militar do estado do Pará. Também foram apreendidos dois cascos de quelônios. O responsável pelos animais foi autuado, e além da multa administrativa imposta pelo Ibama, responderá criminalmente pela guarda dos animais.

Os jabutis, dois machos e uma fêmea, foram libertados por integrantes do Núcleo de Fauna na Floresta Nacional do Tapajós, as tartarugas vivas foram conduzidas para o prédio da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, onde foram colocadas em um casco de alumínio cheio de água, e estão em avaliação por veterinários, para posteriormente serem soltas no Rio Tapajós. A tartaruga que estavam sendo preparada e os cascos apreendidos foram encaminhados ao zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), onde servirão como objetos de estudo.

O tráfico e comércio de tartarugas é uma prática que precisa ser combatida na região. Durante a época da postura dos ovos, os animais, geralmente fêmeas, são facilmente capturados quando sobem às praias para desovar. Os ovos também são apanhados, influindo no ciclo reprodutivo dos animais, o que pode levar ao risco de extinção das espécies de quelônios que vivem na região.
Christian Dietrich

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.