Mundo
 
 
 

Pescado ilegal e animais silvestres abatidos foram apreendidos pelo Ibama em Manaus

Manaus (22/02/08) - Duas embarcações que vinham do município de Autazes para Manaus foram apreendidas na madrugada de hoje, pela fiscalização do Ibama em frente ao lago do Aleixo, no rio Amazonas.

Entre cerca de dez barcos fiscalizados apenas dois foram flagrados na prática de crimes ambientais. A embarcação Salomão I, fiscalizada às 4 horas da madrugada, trazia 20 quilos de pirarucu acobertados por diversos tipos de peixes comerciais legais. Os fiscais apreenderam todo o lote com base na Portaria nº 48 do Ibama, que regulamenta o período do defeso no Amazonas. De acordo com a norma, todo o pescado usado para acobertar espécies protegidas no período de defeso deve ser apreendido junto com o produto ilegal, por acobertamento. O proprietário da embarcação, Gildo da Silva Assunção, recebeu 1.980 reais em duas multas e teve o pescado e o próprio barco apreendidos.

No barco Dona Maria I, os fiscais encontraram 263 quilos de tambaqui e 48 quilos de pirarucu escondidos em caixas de isopor, escondidas embaixo de caixas com queijos e verduras. Em outra caixa de isopor, que estava no fundo do porão do barco, os agentes de fiscalização ambiental encontraram duas capivaras, uma paca e três tatus abatidos, que de acordo com o infrator autuado, iriam para os mercados do Educandos e do centro de Manaus. O proprietário do barco, Arnaldo Marinho Pereira foi autuado em 3.810 reais, pelo transporte do pescado protegido e 3 mil reais pelo transporte e comercialização de animais silvestres e teve ainda a embarcação apreendida como instrumento do crime. Além das multas e da apreensão dos barcos, os infratores vão responder ainda processos criminais e devem ser condenados a reparar o dano causado ao meio ambiente.

De acordo com o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama no Amazonas, Adilson Cordeiro, a fiscalização de fauna está intensificada em todo o estado do Amazonas, principalmente no entorno de Manaus, a fim de combater o tráfico de animais silvestres e eliminar o transporte e comércio de pescados protegidos pela legislação federal. Adilson alerta aos proprietários de embarcações, que a legislação federal está sendo aplicada, com apreensão e perdimento do todo e qualquer instrumento de crime ambiental, sejam barcos, caminhões, pick-ups, tratores ou outro equipamento.

Os animais silvestres abatidos foram repassados para alimentação de animais do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, onde são tratados os animais recolhidos pelo instituto para reintrodução na natureza ou envio a criatórios autorizados ou zoológicos. O pescado apreendido foi doado ao asilo São Vicente de Paula, à Obras Sociais da Paróquia São José Operário do Aleixo e à Legião da Boa Vontade.
Marcelo Dutra

+ Mais

Animais silvestres são capturados no município de Marabá

Belém (21/02/08) – Na tarde da última terça-feira, 19/02, fiscais do Ibama, no município de Marabá, cidade às margens dos rios Tocantins e Itacaiúnas, no estado do Pará, apreenderam animais silvestres que se encontravam na propriedade de um procurador do estado.

Dentre os animais encontrados, havia um papagaio (Amazona farinosa), um sabiá, um pássaro preto, um híbrido de canário e um bicudo, que é um passarinho ameaçado de extinção. Porém, o mais curioso desta ação foi a presença de um veado, ainda não capturado pois a propriedade é muito extensa.

De acordo com a Analista Ambiental da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Francileia Lobo, uma equipe voltará ao local para sedar o animal e, em seguida, resgatá-lo. Quanto aos demais, já foram encaminhados à Fundação Zoobotânica de Marabá.
Luciana Almeida

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.