Mundo
 
 
 

Hotel é multado por uso de artesanato
com partes de animais no RJ

Brasília (26/03/08) - Uma denúncia levou fiscais do Ibama a multar em R$ 32,5 mil um hotel de luxo na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, por utilizar partes de animais silvestres sem autorização. Foram apreendidos 11 quadros com adereços indígenas, na sua maioria cocares, que decoravam a recepção do estabelecimento.Segundo os cálculos dos fiscais, para a confecção desses cocares foram utilizados, no mínimo, 65 espécimes da fauna silvestre brasileira de 15 espécies diferentes. Entre essas espécies estão o gavião Real ou harpia (Harpia harpyja), maior ave de rapina do Brasil, o mutum cavalo (Mitu tuberosa), o Amazona farinosa, maior papagaio brasileiro, a Ara ararauna ou arara canindé, e a Ara chloroptera ou arara vermelha.

O hotel foi notificado a apresentar autorização para a utilização dos adereços. O gerente apresentou notas fiscais para comprovar a legalidade dos artesanatos, o que de fato é uma prova de compra, mas não de um produto legal. Artefatos indígenas podem ser utilizados somente pelos índios e não podem ser vendidos.

Rodrigo de Carvalho, biólogo da fiscalização do Ibama que coordenou a vistoria no hotel, explica que o uso de adereços indígenas é restrito aos próprios índios. Tais adereços, quando feitos com partes de animais silvestres (penas, pele, dentes, ossos) não podem ser comercializados. “O uso é restrito aos costumes tribais, e o comércio não faz parte da cultura indígena. Se isso fosse permitido a pressão de caça pelos animais de vida livre seria imensa”, observa Carvalho. O Ibama destinou os quadros ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, para a área de ornitologia.

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.