Mundo
 
 
 

Operação Cupim apreende cerca de meia tonelada de pescado no Ceará

Brasília (11/04/08) – Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu cerca de meia tonelada de pescado, na Operação Cupim, realizada no Ceará. Em parceria com o Instituto Chico Mendes e com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a fiscalização emitiu 52 autos de infração, totalizando R$ 150.290 em multas aplicadas.

As multas foram referentes à comercialização de pescado ilegal, de cativeiro irregular de animais silvestres, relativos ao Cadastro Técnico Federal, a produtos e subprodutos florestais e a degradação ambiental.

A operação que foi realizada de 26 de março a 4 de abril, em Juazeiro do Norte, Barbalha e Jardim (CE), aplicou ainda 27 Termos de Apreensão (TADs), cinco Termos de Embargo (TEIs), 25 Termos de Deposito (TDSs), 16 Termos de Doação, cinco Termos de Soltura, quatro Termos de Incineração e 11 autos de Constatação da Semace.

O objetivo da operação era combater a degradação ambiental, a ocupação irregular de Áreas de Preservação Permanente (APP), o transporte de produtos florestais sem DOFCE e de madeira serrada sem DOF e fiscalizar empresas potencialmente poluidoras e consumidoras de recursos naturais sem registro junto ao Cadastro Técnico Federal (CTF).

Foram encontrados 182 espécimes da Fauna Silvestre Brasileira, 71 m³ de madeira serrada, dois caminhões e uma retroescavadeira. As áreas embargadas eram todas inferiores a um hectare, estando em uma mesma localidade do Município de Santana do Cariri (CE).
A fiscalização contou ainda com o apoio do Escritório Regional do Ibama (ESREG) em Crato, da Flona e da ÁPA de Araripe e da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) de Juazeiro do Norte.

Devido ao quadro chuvoso da região, o número de produtos e subprodutos florestais apreendidos estavam bem reduzidos, pois as estradas se encontravam intransitáveis, com acúmulo de água, lama e formação de atoleiros.

Deste modo, a equipe passou a verificar as demandas recebidas pelo ESREG Crato e as denuncias feitas pela CPMA, dando os encaminhamentos necessários. Paralelamente, foi efetuada a fiscalização do Cadastro Técnico Federal, dos Relatórios Anuais de Atividades e à ausência de registro junto ao CTF/ Ibama.

A equipe realizou ainda a fiscalização em feiras livres da região, alvos de diversas denúncias, em especial na repressão ao tráfico de animais silvestres e à comercialização de pescado proveniente da pesca ilegal no período do defeso da piracema.

Foram apreendidos 58 Kg de pescado (sardinha, piau, curimatã e ovas de curimatã), que originou 11 autos de infração, sendo três relativos à comercialização de pescado ilegal, quatro relativos a cativeiro irregular de espécimes da Fauna Silvestre Brasileira, entre outros.

Foram identificadas 131 espécies, e as que não estiverem aptas à soltura imediata permaneceram nos viveiros existentes no ESREG Crato para posterior destinação.

A Fiscalização do Cadastro Técnico Federal que ocorreu ao longo de toda a operação, acarretou autos à 20 empresas.
Luciana Melo
Ascom/sede

+ Mais

Operação Médio Vão do Paraná

Brasília (11/04/2008) - O Ibama no Distrito Federal em parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás, Ministério Público e Delegacia do Trabalho realizaram desde a última segunda feira (07) até hoje (11), a maior operação de combate a produção ilegal de carvão, na região do Médio Vão do Paranã.

No total, foram apreendidos 101.675 mil quilos de carvão vegetal (415 m³), nove motoserras sem documentação, 228 m³ de lenha nativa, dois caminhões, dois tratores, 74 m³ de madeira serrada, quatro espingardas e 268 fornos de produção de carvão foram destruídos.

Os trabalhadores não tinham nenhum material de proteção, trabalhavam sem carteira de trabalho e em condições subumanas. Todos os proprietários das fazendas foram notificados pela Delegacia do Trabalho do Distrito Federal.

O Ibama no DF aplicou um total de multas no valor de R$108 mil, sendo 17 pessoas autuadas.
Jaqueline Grangeiro

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.