Mundo
 
 
 

Operação Grilo lavra multa de R$ 500 mil em Uruará/PA

Belém (11/04/08) - Uma equipe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama (Dicof) em Santarém, com o apoio do Exército, da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal está desmontando, desde o início da tarde de hoje, uma serraria em Uruará, a 651 km de Belém, sudoeste paraense.

A equipe está no município há uma semana e já embargou nove serrarias por atuarem sem licença e por causa de irregularidades no saldo de pátio. O proprietário de uma delas tentou esconder madeira irregular do Ibama e teve o maquinário apreendido.

De acordo com o coordenador da operação, fiscal do Ibama Paulo Maués, os resultados da operação foram bastante satisfatórios até o momento. “Apreendemos cerca de 1.500 m³ de madeira, entre tora e serrada, e lavramos quase R$ 500 mil em multa”, informa Maués. Ele diz ainda que, além da ação sobre o setor madeireiro, os fiscais estão verificando polígonos de desmatamento.

Desmonte
Com a chegada do exército ao município, os fiscais iniciaram a desmontagem de uma das serrarias embargadas. Segundo o coordenador da operação, “o proprietário retirou, ilegalmente, a madeira do estabelecimento para que o Ibama não fizesse a cubagem”. “Porém, achamos a madeira escondida”, ressalta Maués. O maquinário da serraria será levado para Santarém.

Entenda o caso
Na última sexta-feira, dia 04, os fiscais da Gerex, apoiados pelo Exército e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruará, fizeram vistorias em várias empresas do município. Quando chegaram em uma das serrarias, o responsável não estava presente para apresentar a documentação.

Os fiscais retornaram à tarde, mas nenhum responsável havia aparecido. A equipe suspendeu a atividade provisoriamente, e, na segunda, dia 07, quando retornaram para fazer a cubagem, toda a madeira havia sumido do pátio. “Havíamos tirado fotos de toda a madeira que estava lá”, diz o coordenador, informando que as madeiras foram, “enfim, encontradas hoje”.

O advogado do proprietário já se apresentou ao Ibama para esclarecer que o responsável irá explicar o ocorrido.
Luciana Almeida
Ibama/PA

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.