Mundo
 
 
 

Ibama apreende Castanheira serrada, caminhões e madeira ilegal em Redenção

Brasília (25/04/2008) - Fiscais do Ibama apreenderam em Redenção, no sul do Pará, caminhões com madeira em situação ilegal em operação realizada na segunda semana de abril. Em um dos veículos foram encontrados 10 metros cúbicos serrados da espécie Castanheira, cujo corte é proibido por lei, e seis metros cúbicos da essência Cedroarana, divergindo da Nota Fiscal e da Guia Florestal, que acobertava o transporte da espécie Amescla. A madeira iria de São Félix do Xingu para Minas Gerais. A empresa responsável pela carga foi autuada.

Outros dois caminhões flagrados pela operação foram apreendidos, bem como suas cargas, por não terem nenhuma documentação para o transporte dos produtos florestais. Além dos veículos, os servidores apreenderam seis m3 da espécie Axixá em toras, e 23 m3 de madeira serrada da essência Jatobá. Além da fiscalização do transporte de produtos florestais, a equipe de fiscalização vistoriou locais onde havia madeira guardada, autuando os responsáveis pelos depósitos e realizando a apreensão de 76 m3 de madeira em toras.

A cadeia da exploração ilegal de madeira, além dos prejuízos ambientais como a perda de biodiversidade e o desmatamento que ocorre quando esgotadas as espécies de alto valor comercial, está associada a uma série de outros ilícitos como a grilagem de terras, exploração de trabalho em condições degradantes ou análogas à escravidão, bem como à sonegação fiscal, não contribuindo para o desenvolvimento social da região em que ocorre.

A operação realizada pelos servidores do Escritório Regional do Ibama em Conceição do Araguaia totalizou cinco Autos de Infração lavrados, somando mais de 15 mil reais em multas, resultando na apreensão de três caminhões e mais de 100 m3 de madeiras em situação ilegal.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/Santarém

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.