Mundo
 
 
 

Operação Carapeba prende três bombista em Itaparica

Salvador (06/05/2008) - Estão presos na Delegacia de Polícia da Ilha de Itaparica, três elementos que foram flagrados no inicio da manhã de hoje, às 06h30, no exato momento em que detonaram uma bomba no mar, praticando pesca predatória com utilização de explosivos.

O flagrante foi realizado pelos agentes do Ibama, CRA, COPPA e Polícia Civil, que realizam em conjunto, na região da Baía de Todos os Santos, ação fiscalizatória de combate e prevenção à pesca com bomba, na operação denominada “Carapeba”.

Segundo a analista ambiental do Ibama, Lívia Martins, a equipe de fiscalização conseguiu este flagrante porque na ocasião da abordagem chovia muito e os bombistas não perceberam a aproximação da lancha que conduzia os agentes. Além da prisão dos elementos, a equipe apreendeu a canoa, os petrechos de pesca como óculos e outros, e cinco exemplares de pescado que já haviam sido recolhidos durante a pesca.

Lívia disse que os bombista foram autuados com base no artigo 35 da lei 9.605, de crimes ambientais, que prevê pena de reclusão de um a cinco anos para quem for flagrado pescando com utilização de explosivos ou substâncias que, em contato com a água, produzam efeito semelhante, e substancias tóxicas, ou outro meio proibido pela autoridade competente.

Eles ainda receberam, cada um, uma multa no valor de R$ 700 e irão responder criminalmente e administrativamente pelo crime ambiental que cometeram.

Camarão Apreendido
A equipe do Ibama, CRA, COPPA e Polícia Civil, que realizam conjuntamente a Operação Carapeba, fizeram ontem no município de São Francisco do Conde a apreensão de dez redes de pesca de camarão e uma quantidade de aproximadamente dez quilos do crustáceo, que foram doados de imediato para a APAE que funciona no município.

A equipe, de acordo com a analista ambiental do Ibama, Lívia Martins, chegou ao local a tempo de impedir o prosseguimento do crime ambiental, uma vez que a pesca do camarão está proibida até o dia 15 de maio, quando termina o período do defeso (reprodução) do camarão.

Lívia enfatiza a necessidade de se respeitar o período de defeso, como forma de garantir os estoques pesqueiros para épocas futuras. Ela destaca que também está em vigor o defeso da lagosta, até o dia 31 de maio.
Carlos Humberto Garcia
Ascom/Ibama/BA

+ Mais

Ibama Altamira embarga atividades de duas serrarias

Santarém, 08/05/2008 - A Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Altamira, no oeste do Pará, divulgou hoje os resultados das suas atividades durante o mês de abril. Foram nove Autos de Infração lavrados, somando 104 mil reais em multas, aplicadas nos municípios de Anapú, Altamira e Vitória do Xingu. Foram lavrados três Termos de Embargo, sendo um referente a um desmatamento, e os outros à suspensão das atividades de duas empresas madeireiras que operavam sem a devida Licença de Operação, uma em Vitória do Xingu e outra em Altamira.

Os fiscais do Ibama em Altamira realizaram ainda a apreensão de 90 m3 de madeira em toras de diferentes espécies, e 147 m3 de madeira serrada, também de essências diversas. Além dessas atividades, o Ibama em Altamira multou uma imobiliária por desmatar 11 hectares de mata secundária para fazer um loteamento próximo ao perímetro urbano, embargando a atividade.

As ações de fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Altamira devem ser intensificadas nos próximos dias, uma vez que o município foi incluído na lista suja do desmatamento, que inclui também outras onze cidades paraenses, alvos prioritários das ações do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que integra esforços de 14 ministérios para conter os índices de desmatamento.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/Santarém

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.