Mundo
 
 
 

Operação Entorno: multas aplicadas pelo Ibama superam 11 milhões no sul do Pará

Santarém (09/05/2008) - A Operação Entorno, realizada por servidores do Ibama em Marabá, sob coordenação da Superintendência no Pará, autuou os responsáveis por cinco desmatamentos vistoriados. Nos seus primeiros dez dias, as ações resultaram na lavratura de seis Autos de Infração, as multas aplicadas até o momento superam os 11 milhões de reais. Foram embargadas as atividades em cerca de 5.500 hectares de florestas derrubadas nos municípios de Santana do Araguaia e Redenção. A operação tem o apoio da Polícia Militar do Pará.

Os fiscais e policiais vistoriaram as áreas de polígonos de desmatamentos detectados por sensoriamento remoto, priorizando a autuação e o embargo daqueles com maiores dimensões. Um dos polígonos autuados tinha mais de 2.600 hectares de floresta amazônica destruída em Santana do Araguaia, que está na lista suja dos municípios que mais desmatam a Amazônia. Doze dos 36 municípios citados na lista suja estão no estado do Pará, e são prioridades nas ações do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia.

As ações de fiscalização resultaram ainda na apreensão de 136 peças serradas tipo pernamanca, da essência Louro Roxinho; também foram apreendidos dois caminhões, uma motoserra e uma motobomba, em abordagens realizadas durante a operação de combate ao desmatamento. A Operação Entorno faz parte do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que integra esforços de 14 ministérios para manter a maior floresta tropical do planeta viva.

A missão do Ibama continua na região de Santana do Araguaia por tempo indeterminado, e segundo a chefe da Fiscalização do Ibama em Marabá, Célia Cavalcanti, ?além de Santana do Araguaia, outras duas regiões vinculadas à Gerex de Marabá, também listadas, com polígonos de grandes desmatamentos, serão alvo da Fiscalização a partir deste mês?.
Christian Dietrich
Ascom Ibama Santarém-PA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.