Mundo
 
 
 

Operação Grilo, do Ibama, autua desmatamentos e embarga mais
quatro serrarias em Uruará, no oeste do Pará

Santarém (08/05/2008) - A Operação Grilo embargou as atividades de quatro serrarias durante a última semana em Uruará, no oeste paraense. Três das empresas funcionavam sem Licença de Operação, e a outra tinha madeira sem documentação de origem armazenada em seu pátio. Os fiscais do Ibama, com o apoio da Polícia Militar do Pará, retornaram à cidade de Uruará, uma semana após sofrerem uma tentativa de incêndio de um veículo oficial, para dar continuidade à Operação Grilo, que já havia embargado 14 empresas e realizava fiscalizações em desmatamentos e no transporte de madeira, além de vistorias em madeireiras.Neste segundo período, além do fechamento das quatro serrarias, o Ibama já apreendeu e depositou no pátio da prefeitura de Uruará, 217 m3 de madeira em toras, 147 m3 de madeira serrada, mais dez toras de diversas espécies e seis pacotes de madeira serrada da essência Jatobá que ainda não foram cubados. Parte dessa madeira foi encontrada abandonada nas ruas da cidade após o retorno da equipe de fiscalização. Houve também apreensão de mais de 100 m3 de madeira serrada sem documentação de origem em uma madeireira.

Os servidores também realizaram incursões contra desmatamentos, autuando os responsáveis e embargando as áreas de floresta destruída. Uma parte da equipe está vistoriando serrarias, enquanto outro grupo busca chegar aos polígonos de desmatamentos detectados por sensoriamento remoto. Em pouco mais de uma semana de atividades, foram lavrados seis Autos de Infração totalizando 609 mil reais em multas.

A Operação Grilo é coordenada pela Fiscalização do Ibama em Santarém, e faz parte do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que envolve 14 ministérios com o objetivo de impedir e combater o desflorestamento ilegal na região e outros crimes ambientais. Segundo o chefe substituto da Fiscalização do Ibama em Santarém, Vanderlei Santos, “a operação continua, apesar das dificuldades como o péssimo estado das estradas devido às chuvas, tentativas, por parte dos infratores de esconder madeira ilegal, represálias e até mesmo um atentado contra a equipe. Nesta nova fase contaremos com um serviço de inteligência apurado, o que trará resultados ainda mais eficazes a Operação”.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/Santarém

+ Mais

Ibama impede ação de quadrilha de Sem-Tora em Tomé-Açú no Pará

Belém (09/05/08) - Fiscais do Ibama, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) do Pará impediram a ação de uma quadrilha de Sem-Toras no município de Tomé-Açú, a 116 km da capital, nordeste do estado. Além disso, o líder dos extratores ilegais foi preso.

A equipe de fiscais apreendeu um trator, quatro motosserras e doze armas de fogo artesanais. Além disso, detectou uma extensa ára desmatada e uma serraria que recebia as toras de madeira sem origem legal.

e acordo com o Chefe da Fiscalização do Ibama no Pará, Leandro Aranha, a área desmatada fica nas proximidades da comunidade Vila 14, no município de Tomé-Açú. “Já estamos demarcando a área por meio do Deter, para que identifiquemos a extensão da derrubada, e assim, lavrarmos a multa correspondente”, afirma Leandro.

A quadrilha formada por oito pessoas, que invadiram a fazenda e extraiam madeira, ilegalmente, desde a última segunda-feira, dia 5, foi ouvida num posto de delegacia de Tomé- Açu .

Ainda durante a operação, foram soltos mais de 15 curiós e uma preguiça. A equipe também apreendeu o couro de um Quati e de um Cachorro do Mato. O infrator foi multado em R$500 por cada couro.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.