Mundo
 
 
 

Guardiões das Montanhas aplicam mais de 10 milhões em multa

Belo Horizonte (01/07/08) - No primeiro balanço da Operação “Guardiões das Montanhas” foram lavrados 108 autos de infração, gerando cerca de R$ 10 milhões e 300 mil em multa, e apreendidos quase 2.800 m³ de madeira. A operação foi realizada em Minas Gerais para coibir o transporte e comércio ilegal de madeira, principalmente originada na Amazônia, no período de 26 de maio a 27 de junho.

Segundo o Coordenador Geral da operação, Analista Ambiental do Ibama, Aristides Salgado Guimarães Neto, a ação foi dividida em duas fases: “a primeira verificou carga embarcada e fiscalizou 6.285 veículos, com bases nas cidades de Divisa Alegre (Norte de Minas) e Monte Alegre de Minas (Triângulo Mineiro). Na segunda etapa foram feitas inspeções em pátios de empresas localizadas na região de Montes Claros (norte de Minas) e parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Foram vistoriadas 78 empresas – universo pequeno diante dos 2.381 pátios cadastrados em Minas Gerais no Sistema DOF (Documento de Origem Florestal).

A Operação contou com a participação de agentes do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, num total de 108 pessoas. Como apoio, atuaram ainda a Polícia Federal, com trabalho de inteligência prévio, e a Receita Estadual, que forneceu informações que foram cruzadas com os dados do sistema DOF.

O Superintendente do Ibama em Minas Gerais, Alison Coutinho, informa que o trabalho continua. “Estamos em articulação com o Governo estadual para futuras ações conjuntas de fiscalização no setor madeireiro”. Segundo informações do Instituto Estadual de Florestas de Minas (IEF/MG), em 40 dias os sistemas DOF e do estado já estarão integrados.
Valdo Veloso
Ascom Ibama/MG

+ Mais

Ultrapassam os 26 milhões de reais as multas aplicadas pelo Ibama contra desmatamentos em Vila Rica, MT

Brasília (03/07/2008) - Dados consolidados de fiscalização da Operação Guardião Termopilas, do Ibama, a partir da Base Operativa de Vila Rica, no norte do Mato Grosso, indicam que durante o mês de junho as multas aplicadas pelas equipes de fiscalização atingiram a impressionante cifra de R$ 26.333.493, referentes a 38 Autos de Infração lavrados. A operação, que conta com apoio da Polícia Militar de Mato Grosso, já embargou atividades em quase 13 mil hectares de florestas destruídas ilegalmente, objetivando a recuperação natural da vegetação.

Em apenas um mês, as ações no município fiscalizaram 261 polígonos de desmatamentos pelo sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os polígonos indicados pelo Deter são detalhados por servidores do Ibama capacitados em sensoriamento remoto, que calculam as áreas desmatadas, e os produtos desse trabalho orientam as equipes que vão averiguar cada situação em campo, notificar responsáveis, coletar coordenadas geográficas, fotografar e levantar outros dados de apoio às autuações.

Além do combate aos desmatamentos ilegais, a operação Guardião Termopilas levanta informações sobre a cadeia produtiva da madeira ilegal, no intuito de auxiliar a operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, que vem atuando em serrarias da região, realizando diversas prisões. As equipes da Guardião Termopilas em Vila Rica também embargaram o funcionamento de duas serrarias e apreenderam um trator, duas motoserras, 932 m3 de madeira em toras e 14 m3 de madeira serrada em situação irregular.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.