Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental realiza operação contra crimes ambientais

04/07/2008 - Num total de 11 horas de fiscalização na região das represas Guarapiranga e Billings, em uma ação denominada “Operação Mananciais”, a Polícia Ambiental registrou, no ultimo dia 3 de julho, nove infrações ambientais. Ao todo, foram deflagrados quatro crimes contra a fauna, com 95 animais apreendidos em cativeiro, seis delitos por supressão e impedimento de regeneração de vegetação nativa e um crime por construção em solo não edificável.

Uma equipe de 74 Policiais Ambientais, divididos em 34 viaturas, quatro embarcações e um helicóptero, participou da ação com o intuito de combater crimes ambientais como caça e pesca predatória, desmatamento e ocupações irregulares.

“O objetivo da Operação Mananciais se resume em preservar os recursos naturais”, explica o capitão da Polícia Ambiental e comandante da operação, Wagner Matiota. A região das represas Guarapiranga e Billings concentra importantes unidades de conservação, como o Parque Ecológico da Guarapiranga e o Parque Estadual da Serra do Mar e é vítima de crimes ambientais como caça e comercialização de animais silvestres, pesca predatória, desmatamento, construções irregulares e esgotos clandestinos.

Apesar de estar no âmbito da Polícia Ambiental, a operação registrou infrações de trânsito em bloqueios feitos em pontos estratégicos da região, com 80 veículos fiscalizados e três autuados por infrações de trânsito.

MADEIRA ILEGAL DA AMAZÔNIA

Uma carga com 46 m3 de castanheira do Pará, procedente do estado de Rondônia, foi apreendida pela Policia Ambiental, na Rodovia Raposo Tavares, no município de Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema. A documentação da carga era para transporte de Tauari, madeira muito parecida com a castanheira, que tinha como destino o estado de Santa Catarina. A inspeção realizada por engenheiros do Instituto Florestal revelou que cerca de 30% da madeira vistoriada eram de castanheira, espécie ameaçada de extinção e com a comercialização proibida. A empresa responsável pelo carregamento foi multada em 25 mil reais e o caminhão, em conjunto com a carga, foi apreendido e recolhido ao Parque Estadual do Morro do Diabo, onde aguardará decisão judicial.

A ação ocorreu nos dia 2 e 3 de julho, integrando a Operação São Paulo Amigo da Amazônia, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e contou com o trabalho da Policia Ambiental e apoio de engenheiros do Instituto Florestal.

Desde setembro passado, quando foram iniciadas as operações de fiscalização em madeireiras e nas estradas paulistas que levam aos estados do Norte do País, aproximadamente seis mil toneladas de madeira ilegal, procedente da região amazônica, já foram apreendidas.
Texto: Evelyn Araripe

 
 

Fonte: SMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.