Mundo
 
 
 

Ibama apreende mais de 40 pássaros próximo a unidade de conservação em Cachoeiro

Espírito Santo (23/072008) - Uma operação de fiscalização do Ibama apreendeu na manhã de hoje (23) mais de 40 pássaros no Município de Cachoeiro, sul do Estado. As denúncias foram feitas pela Linha Verde, central de denuncias anônimas de crimes ambientais do órgão.

A apreensão ocorreu em uma residência localizada do lado da Floresta Nacional de Pacotuba.Diversas denúncias foram feitas na região. Entre as espécies de pássaros apreendidos se encontram o Colero, Sabiá do Mato, Canário da Terra, Melro e Trinca Ferro, o campeão de apreensões neste ano.

Nenhuma destas espécies é considerada ameaçada de extinção, mas os analistas ambientais do Ibama alertam que a procura destes pássaros e sua retirada desordenada da Natureza, os colocam em situação delicada e de risco eminente de extinção.

O proprietário dos pássaros não tinha registro no Ibama para sua criação. Além da apreensão o responsável pela criação ilegal foi autuado em R$ 21 mil e responderá a processo junto ao órgão.

Os pássaros apreendidos serão encaminhados para o Projeto Cereias, no Município de Aracruz, onde passarão por um processo de reintegração ao meio ambiente.

Segundo o coordenador da Operação, as ações de fiscalização de fauna serão realizadas ao longo de todo o segundo semestre de 2008, atendendo a denúncias da Linha Verde.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

+ Mais

Operação em Feira de Santana coíbe tráfico de pássaros silvestres

Salvador (22/07/2008) - Seis agentes do Ibama, quatro deles lotados no escritório em Santo Antonio de Jesus/BA, participaram no último domingo (20) de uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil da Bahia, denominada “Fauna Livre”, no município de Feira de Santana, com o objetivo de coibir o tráfico de animais silvestres na região.Como resultado, os agentes das três instituições apreenderam na feira livre da cidade, local onde se iniciou a operação, 132 pássaros e um mico estrela, além de centenas de gaiolas. Segundo o agente do Ibama, Hilton Sena, os pássaros, todos de espécies nativas da mata atlântica, se encontravam em péssimas condições de acondicionamento, sendo expostos para comercialização ao ar livre, sob sol quente, fato que agrava a infração ambiental.

De acordo com a coordenação, uma das metas da operação Fauna Livre era a prisão de um dos principais traficantes de animais silvestres de Feira de Santana, que conseguiu escapar do cerco imposto pelas Polícias Civil e Rodoviária Federal (PRF).

Ação detém quatro pessoas
Movimentada, os habituais da feira levaram um susto com a chegada das viaturas policiais por volta das 7h. Alguns dos que comercializavam pássaros enjaulados em gaiolas fugiram, outros tiveram sua escapada frustrada. Um suspeito, que negociava a compra de quatro filhotes de pintassilgos, tentou se justificar “eu me arrependo, sei que não devia comprar”. Com ele foram presos mais três pessoas, que alegaram inocência.

Levados para o Complexo Policial de Feira de Santana, os quatro responderão em liberdade por comércio ilegal de animais silvestres, como determina a Lei 9.605/1998, que dispõe sobre crimes ambientais. Como a pena aplicada nestes casos não é superior a um ano, se condenados eles deverão prestar serviços comunitários. O Ibama deve, ainda, aplicar R$ 500 de multa por cada bicho recolhido em poder dos acusados.
Carlos Humberto Garcia
Ascom/Ibama/BA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.