Mundo
 
 
 

Operação Lagosta apreende redes, pescado e embarcações no Amapá

Macapá/AP – (02/09/2008) – Agentes de fiscalização da Superintendência do Ibama no Amapá realizaram no período de 17 de agosto a 01 de setembro a Operação Lagosta, com objetivo de impedir a captura e o desembarque ilegal de lagostas das espécies verde e vermelha no litoral, e a pesca predatória e irregular na costa atlântica e nos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá. A iniciativa integra a operação fiscalizatória nacional “Lagosta Legal”.

A operação envolveu fiscais da Divisão de Controle e Fiscalização (DICOF), dos escritórios regionais do Oiapoque e Amapá e do Parque Nacional do Cabo Orange, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Marinha do Brasil e policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). A ação contou ainda com o apoio da Marinha Francesa, que participou pela primeira vez de ação fiscalizatória conjunta naquela região.

Durante as abordagens realizadas, a equipe lavrou cinco autos de infração e aplicou mais R$ 25 mil em multas, com base nos artigos 35, 37 e 92 do Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008. Os autuados têm o prazo de vinte dias para apresentar defesa junto ao Ibama. Foram ainda apreendidas quatro embarcações, 7.275 metros de redes de pesca e 1.700 quilos de pescado de espécies diversas, como corvina, bagre, cação e pescada amarela, entre outras.

As embarcações apreendidas estão sob a guarda de fieis depositários, dada as dificuldades de condução dos barcos até a sede municipal mais próxima. O pescado foi doado a instituições beneficentes no município de Oiapoque, entre as quais a Casa da Saúde do Índio e a Comunidade Terapêutica Resgate de Vidas, escolas da rede pública municipal e estadual e o Exercito Brasileiro em Clevelândia do Norte.

As ações da Operação Lagosta executadas no Estado do Amapá resultaram na apreensão de mais de dez toneladas de pescado, cerca de 19.300 metros de redes de pesca, dez embarcações e mais de R$ 34 mil em multas aplicadas entre os meses de abril e agosto deste ano.
Patrícia Sullivan
Ascom/Ibama/AP

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.