Mundo
 
 
 

Operação Voou Livre destrói 5900 armadilhas para avoantes no Ceará

Brasília (08/09/2008) – Fiscais do Ibama no Ceará realizaram na última semana em Iguatu, a operação Voou Livre, contra a caça de pombas silvestres conhecidas como avoantes. Durante a ação a equipe do Ibama aplicou R$ 75 mil em multas, apreendeu 5900 armadilhas do tipo arapuca e motocicletas utilizadas pelos caçadores. As armadilhas foram destruídas pela equipe.

A equipe libertou 780 avoantes que estavam presas em arapucas e doou para famílias carentes do município outras 189 aves abatidas encontradas com três caçadores. A operação teve apoio da Polícia Militar ambiental do Ceará.

No domingo (7), a fiscalização foi à região de Icó, onde realizou apreensão de 80 pássaros silvestres entre os quais sabiás, galos da campina, papagaios, golinhas, currupiões e bigodeiros, e flagrou caçadores com tatus abatidos. Na ação também foi apreendido um caminhão que transportava lenha extraída ilegalmente da caatinga.

Os pássaros apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres-Cetas do Ibama em Fortaleza, onde serão avaliados por veterinários e terão destinação adequada. Os envolvidos nos crimes ambientais foram autuados e conduzidos a delegacias de polícia para fazer os termos circunstanciados de ocorrência.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama

+ Mais

Operação do Ibama desmonta serraria clandestina e apreende dez caminhões no oeste do Pará

Brasília (08/09/2008) – Fiscais da gerência do Ibama em Santarém e policiais civis do Pará desmontaram uma serraria irregular e apreenderam dez caminhões e a madeira que transportavam sem documentação válida em operação conjunta na região do Chapadão, área sob litígio entre pretensos proprietários, madeireiros e assentados da reforma agrária no Projeto de Desenvolvimento Sustentável-PDS Santa Clara, no município de Uruará, no oeste do estado.

A operação foi realizada devido a ameaças de morte sofridas por lideranças comunitárias que denunciam a exploração ilegal de madeira no local. Foram apreendidos cerca de 300 m³ de madeira serrada além dos dez caminhões que realizavam o transporte ilegal e da serraria clandestina que funcionava no meio da floresta amazônica. As multas aplicadas devem superar os dez mil reais.

A região do PDS Santa Clara é alvo de diversas denúncias de devastação ambiental. O Ibama em Santarém já realizou diversas operações na área no ano passado e em 2008, apreendendo caminhões e maquinários envolvidos nos crimes ambientais.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama em Santarém, Marcus Bistene, a repressão aos crimes ambientais será intensificada na região. “A desmontagem e apreensão da serraria Induspam mostram como o trabalho continuará sendo realizado, até banir este tipo de ilegalidade da região”, afirmou Bistene.

A exploração ilegal de madeira causa perda de biodiversidade, e as áreas onde ocorre se tornam frentes de desmatamento. Além disso, a atividade irregular está associada a diversos outros crimes, como a exploração de trabalho em condições análogas à escravidão, grilagem de terras públicas, sonegação fiscal e a pistolagem, não contribuindo para o desenvolvimento regional.
Christian Dietrich
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.