Mundo
 
 
 

Operação Gradaús aplica mais de R$ 123 milhões em multas no Pará

Belém (18/09/08) – Por descumprirem embargo oito propriedades em Santana do Araguaia, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Santa Maria das Barreiras, na região sul do Pará, foram multadas em mais de R$123 milhões por fiscais da Superintendência do Ibama no Pará e do Escritório Regional de Conceição do Araguaia em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental durante a Operação Gradaús em cinco municípios do estado.

De acordo com o coordenador da Operação, Givanildo Lima, essa região sempre teve grandes desmatamentos, e é onde se concentra as maiores áreas continuas do ilícito ambiental. “O desmatamento feito na região teve o objetivo de abrir áreas para pastagens e não a exploração madeireira como acontece em outras regiões do estado. Isso é comprovado pelas grandes extensões de áreas desmatadas com as árvores mortas em pé ainda, que encontramos durante nossas ações. É a visão de um cemitério de árvores secas com o gado pastando no meio”, relata Givanildo.

Ele acrescenta que praticamente todas as áreas desmatadas, que foram autuadas e embargadas pelo Ibama, estão sendo utilizadas para criação de gado. “Os maiores empreendimentos agropecuários do Pará estão instalados na região.”, diz.

Nove propriedades foram vistoriadas, cujo total de áreas é correspondente a 23.565,92 hectares. “Nessa área, encontramos um rebanho de mais de 30 mil cabeças de gado. Os proprietários foram notificados para procederem à retirada, a fim de que não sejam apreendidos pelo Ibama”, afirma.

O coordenador conta ainda que oito propriedades foram autuadas por estarem impedindo regeneração natural da vegetação, porque haviam plantado capim e soltado gado em áreas autuadas e embargadas por desmatamento. “Além disso, todas as propriedades foram notificadas para no prazo máximo de 30 dias retirarem o rebanho das áreas embargadas, rebanho de mais ou menos 36 mil bovinos”, conta.

Pelo levantamento da equipe, existem mais de 50 propriedades na região que foram autuadas entre 2006 e 2008 por desmatamento e tiveram suas áreas embargadas e estão descumprindo o embargo. Por conta disso, o Ibama retornará à região para mais uma série de vistorias.

A Operação Gradaús, iniciada na região sul do estado no dia 19 de agosto foi concluída no último sábado, dia 13. O objetivo foi verificar o cumprimento de embargos na região, para garantir a recuperação das áreas desmatadas, “visto que tão importante quanto evitar o desmatamento é garantir a recuperação da floresta”, afirma Givanildo.

Em virtude das inúmeras incidências de ilícitos ambientais no estado, a superintendência do Ibama no Pará informa que está de portas abertas para analisar propostas com pedidos de regularização ambiental de quem procurar a instituição. “Receberemos todos os representantes das empresas que queiram regularizar suas atividades ambientais na nossa região”, garante o Superintendente do Ibama, Aníbal Picanço.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA
Foto: Givanildo Lima

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.