Mundo
 
 
 

225 filhotes de papagaio apreendidos iam para “feira do rolo” em S.Paulo

26/09/2008 - Aves foram adquiridas de moradores do Município de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul.

Uma equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, atendendo a um chamado do COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar, dirigiu-se à Delegacia de Polícia do Município de Regente Feijó, na região de Presidente Prudente, onde encontrou 225 filhotes de papagaio que estavam sendo transportados, ilegalmente, por Adelino Galindo da Silva, que confessou que as aves iriam ser comercializadas em uma “feira do rolo”, em São Paulo.

As aves foram apreendidas nesta sexta-feira (26/9), por volta das 3,30 horas, na Estrada da Tairana, na área rural desse município. Segundo os policiais militares, Silva, que se encontrava num veículo Volkswagen Gol, com placas BRD 8330, de Ivenhema, no Mato Grosso do Sul, tentou fugir, mas foi detido e encaminhado para o Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada.

O infrator, que tem várias passagens por crime ambiental, revelou que as aves foram adquiridas de moradores de Ivinhema. Os filhotes de papagaio foram encaminhadas para uma instituição onde recebem os cuidados necessários.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu, na quinta-feira (25.9), cerca de 1.741 quilos de palmito juçara, embalado em vidros e “in natura”, durante fiscalização em restaurantes, pizzarias e churrascarias da Grande São Paulo, Sorocaba, Araçatuba, Bauru, Santos e Ribeirão Preto, por não estarem de acordo com as notas fiscais dos produtos.

Os policiais vistoriaram cerca de 20 pontos, dos quais 13 foram autuados. O total de multas aplicadas foi de R$ 44.657,67. A fiscalização, que contou com aproximadamente 48 policiais e 24 viaturas, foi realizada em parceria com os órgãos de vigilância sanitária dos municípios e do Estado.

A ação da Polícia Ambiental integra a campanha “Consuma palmito sustentável” lançada na quinta-feira (25.9), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com a finalidade de promover a conscientização dos consumidores, além da intensificação da fiscalização e fomento de ações como a inclusão social dos palmiteiros que sobrevivem da extração ilegal do produto em áreas de Mata Atlântica.
Texto: Newton Miura/Valéria Duarte Fotografia: Polícia Ambiental

 
 

Fonte: SMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.