Mundo
 
 
 

Em operação em todo o Litoral, Polícia Ambiental apreende madeira e palmito

01/10/2008 - Em uma grande operação que se estendeu por todo o Litoral do Estado, envolvendo um contingente de 100 homens e uma frota de 30 viaturas, que rodou 9.524 km, a Polícia Militar Ambiental realizou, nos dias 30/09 e 1/10, a apreensão de 90 m3 de madeira nativa, 147 palmitos “in natura” e 261 vidros de palmito, sendo 17 de 500 gr e 244 de 1.800 gr.

A operação, que priorizou o Vale do Ribeira, fez parte da Campanha “Consuma palmito sustentável”, desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo foi a fiscalização do comércio e do consumo irregulares desse produto. No total foram fiscalizados 47 estabelecimentos comerciais, abordados 55 veículos, um dos quais foi apreendido, e lavrados três autos de infração ambiental, sendo dois por armazenamento de palmito sem autorização e um por caça. As multas aplicadas totalizaram R$ 18.700,00.

No Município de Sete Barras, no Vale do Ribeira, uma equipe suspeitou de uma moradia e solicitou mandado judicial para fazer a fiscalização no interior da residência. Como a determinação judicial demorou para ser expedida, a própria dona da casa convidou a patrulha para fazer as averiguações, encontrando apenas um vidro de palmito de origem irregular.

No dia seguinte, de posse do mandado, a patrulha retornou ao local, apanhando a proprietária do imóvel desprevenida, e encontrou 147 palmitos “in natura” que foram apreendidos.

Denúncia anônima permite a apreensão de armas e carne de caça em Nova Granada

A partir de uma denúncia anônima, uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental efetuou, na terça-feira passada (30/9), a apreensão de armas e munição, sem documentação, e carne de capivara, sem a licença dos órgãos ambientais. A ação aconteceu por volta das 10 horas, na Fazenda Taperão, na área rural do Município de Nova Granada, na região de São José do Rio Preto.

No local, os policiais ambientais encontraram o morador Donizete Aparecido Rosa, em cuja residência foram localizados 6 espingardas, 56 cartuchos de diversos calibres, um frasco de pólvora, 58 espoletas, dois frascos de chumbos, 52 balas e 5 quilos de carne de capivara. O infrator, que não possui antecedentes criminais, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Nova Granada, onde o caso foi registrado.
Texto: Newton Miura

 
 

Fonte:SMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.