Mundo
 
 
 

Ibama e Policia Federal apreendem embarcação ilegal em Oiapoque

Macapá (AP), 29/09/2008 – Com objetivo de apurar possível ocorrência de crime ambiental, agentes de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Oiapoque acompanharam um grupo de policiais federais na realização de vistoria em uma embarcação pesqueira, oriunda do estado do Pará, que se encontrava ancorada no porto da cidade de Oiapoque (AP). Os agentes federais também buscavam apurar denúncia anônima de que o barco teria menores de idade a bordo.

No decorrer da vistoria, a equipe verificou que se tratava do barco conhecido como “B/P G. Mirim”, informação confirmada pela tripulação, apesar de a embarcação ostentar outra denominação, pintada após o nome original ter sido raspado para dificultar identificações. Há relatos de casos de violência envolvendo essa embarcação junto a Marinha Francesa e comunidades de Oiapoque. Foi constatada a presença de menores a bordo e apreendidas armas encontradas: um fuzil 762, uma carabina 44 e uma escopeta calibre 12, além de munição, sendo detidas duas pessoas que declararam responsabilidade pelo porte ilegal de armas e corrupção de menores, procedimentos estes realizados pela Polícia Federal.

A embarcação não possuía autorização para praticar pesca e não apresentou documentos ou licença emitidos pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), Cadastro Técnico Federal e tampouco comprovante de inscrição na Marinha do Brasil, caracterizando-se como um barco “pirata”. Todavia, os fiscais encontraram e apreenderam seis mil quilos de pescado das espécies pescada amarela e corvina, 60 quilos de grude e três mil metros de redes de pesca, que resultarão em multas no valor de R$ 130 mil reais pelo exercício da pesca sem licença ou registro de órgão competente.

As multas poderão sofrer acréscimos pela ausência de equipamento de acompanhamento remoto previsto no Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras (PREPS/SEAP) em embarcações que tenham 15 metros de extensão. Os procedimentos de atuação estão em fase de aplicação, restando ser confirmada a verdadeira identidade do possível proprietário da embarcação, através da análise de papéis encontrados e do depoimento dos tripulantes.

O pescado foi doado para o hospital, a Casa do Índio (Casai/Funasa), a FUNAI e outras associações beneficentes da cidade de Oiapoque. A embarcação será apreendida e provavelmente transportada para a Capitania dos Portos de Santana, para manutenção sob a guarda da Marinha do Brasil.
Patrícia Sullivan
Ascom/Ibama/AP
Fotos: Mônica Magalhães

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.