Mundo
 
 
 

Ibama/GO embarga cultivo de soja transgênica no entorno do Parque Nacional das Emas

Goiânia (22/12/2008) - A Superintendência do Ibama em Goiás realizou a Operação Emas III em propriedades rurais do entorno do Parque Nacional das Emas – PNE, no período de 09 a 18/12, com o objetivo de identificar o cultivo de organismos geneticamente modificados. A equipe era compostapor quatro analistas ambientais, quatro fiscais e um motorista.

Nesta Operação foram vistoriadas 18 propriedades rurais pertencentes a 13 fazendeiros, totalizando R$ 954.326,80 em multas aplicadas e embargo de 1.590 hectares.

De acordo com normas técnicas da CTNBio, descritas no Decreto nº. 5950/06, de 31 de outubro de 2006, o plantio de soja geneticamente modificada tem que respeitar uma faixa de 500 m ao longo dos limites da Unidade de Conservação Operação foram realizados exames laboratoriais para constatação do cultivo de lavouras de transgênicos (OGM). Para identificação foi utilizado o Kit Trait para detecção ao nível de 0.1 % da proteína CP4 EPSPS (RR).

Os Kits TraitChek da Strategic Diagnostics Inc, são testes rápidos no formato de tiras que foram desenvolvidos para detecção (presença ou ausência) de proteínas presentes em plantas transgênicas. O teste pode ser utilizado na folha, caroço, grão ou semente de soja. Foi seguido o seguinte protocolo:

Coletar aleatoriamente várias folhas de soja num mesmo talhão, previamente identificado o proprietário e/ou arrendatário do imóvel;

Acoplar as folhas no adaptador do frasco e eliminar o restante do material vegetativo;

Colocar água com a pipeta em quantidade suficiente a não derramar, para facilitar a maceração do material vegetativo e adaptar a tira identificadora;

Macerar o material vegetativo;

Colocar a tira identificadora e aguardar alguns minutos;

O aparecimento de uma linha na fita indica um resultado negativo;

O aparecimento de duas linhas indica um resultado positivo.

Agora, após a autuação e o embargo, a recomendação dos técnicos do Ibama/GO é a de erradicação da soja transgênica para evitar a propagação de doença (ferrugem asiática da soja).
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama-GO
Fotos: Ibama/GO

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.