Mundo
 
 
 

Operação Natal em Liberdade tira 1.009 aves de cativeiros clandestinos

19/12/2008 - Policiais ambientais vistoriaram, em três dias, 226 residências e estabelecimentos comerciais.

O 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, com base em São José do Rio Preto, realizou nos últimos três dias uma grande operação de fiscalização para a apreensão de animais silvestres brasileiros, mantidos irregularmente em cativeiro. A ação, denominada “Natal em Liberdade”, foi iniciada no último dia 17 de dezembro e se estendeu até esta sexta-feira (19/12), com a participação de cerca de 190 policiais ambientais que vistoriaram 226 residências e estabelecimentos comerciais.

A operação, que se estendeu por 189 municípios da área de atuação do 4º Batalhão, resultou na apreensão de 1.090 aves silvestres, entre canários-da-terra, patativas, coleirinhas, bigodinhos, pássaros pretos, azulões, curiós, trinca-ferros, sabiás pardos e outras que, segundo a observação dos policiais ambientais, encontravam-se em “estado bravio“, condição que permite que sejam reintroduzidas na natureza. Algumas foram soltas, após parecer favorável de biólogos e veterinários, em matas da região nesta sexta-feira.

O aprisionamento de animais silvestres é considerado crime ambiental previsto no artigo 29, parágrafo 1º, inciso III, da Lei 9.605/98, com pena de detenção de seis meses a um ano. Segundo os policiais, o trabalho de fiscalização é sempre dificultado pelos criadores que tentam descaracterizar o crime escondendo os animais nos mais inusitados locais, como o forro ou sótão da casa, armários de roupas e buracos disfarçados nas paredes, dentre outros, o que agrava o crime de maus tratos.

Os responsáveis pela manutenção irregular dos animais foram multados num total de mais de R$ 200 mil, tendo sido registrados 118 autos de infração ambiental, além de 92 Termos Circunstanciados de Ocorrências, para instruir as ações judiciais contra os autores dos crimes ambientais.

Operações dessa natureza têm o objetivo de coibir o tráfico de animais silvestres que constitui a terceira maior atividade criminosa, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. Texto: Capitão PM Rogério Xavier Fotografia: 2º Sargento PM Sílvio Carlos Coelho

+ Mais

Fiscalização apreende duas toneladas de sardinhas verdadeiras em São Gonçalo/RJ

Rio de Janeiro (23/12/2008) - Fiscais do Ibama no Rio de Janeiro apreenderam na madrugada do último dia 19, no Gradin em São Gonçalo, cerca de duas toneladas de sardinhas verdadeiras.

O responsável pelas embarcações, Paulo Loureiro foi autuado e pagará multa no valor de R$ 50 mil. Todo o pescado apreendido foi doado ao Corpo de Bombeiros e ao Batalhão da Policia Militar, que ficaram encarregados de distribuir à população local.

Essa ação foi em razão dos dois defesos que acontecem no litoral Sudeste-Sul: um protege a desova do peixe, que vai de 18 de junho a 06 de agosto. O outro garante a reprodução da espécie, vigorando desde o mês passado até 21 de fevereiro.
Rogéria Martins
Ascom/Ibama- RJ
Foto: Fiscalização/Ibama-RJ

 
 

Fonte: SMA-SP / Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.