Mundo
 
 
 

Fiscalização flagra caça comercial e apreende caminhões de madeira em Cruzeiro do Sul/AC

Brasília (12/01/2009) – Fiscais do Escritório Regional do Ibama (Esreg), em Cruzeiro do Sul/AC, apreenderam 165 quilos de carne de animais silvestres como queixada, veado, macaco, nhambu e tatu, além de 23 jabutis vivos durante a operação Feliz Ano Novo, no final da semana passada, que flagrou quatro caçadores no Rio Valparaíso, afluente do Rio Juruá.

As multas aplicadas aos caçadores chegam a R$ 94 mil, e além da carne e dos animais, foram apreendidas cinco espingardas, uma motoserra, uma canoa e um motor de rabeta. Segundo o chefe substituto do Esreg, Lisarbson Messias, que coordenou a ação, os autuados são residentes em Cruzeiro do Sul, e a carne e os jabutis apreendidos seriam comercializados na cidade.

“Nessa época do ano o Rio Juruá e seus afluentes encontram-se no período de cheia, formam-se restingas onde os animais se abrigam, ficando mais vulneráveis, e como se alimentar de carne de animais silvestres é um fator cultural em nossa região, a fiscalização do Ibama precisa ser intensificada.”, explica Lisarbson.

A carne apreendida foi doada para instituições beneficentes do município, como a Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos, o Abrigo Lar Novo Dia, que abriga crianças vítimas de situações de risco, e o Lar dos Vicentinos, que cuida de idosos.

Transporte Ilegal

A operação também apreendeu dois caminhões que transportavam ilegalmente cerca de 12 m³ de madeira serrada em tábuas e pranchas, na estrada que dá acesso à cidade de Cruzeiro do Sul. Os condutores foram multados em R$ 3.400.
Christian Dietrich
Ascom Ibama
Foto: Ibama/Cruzeiro do Sul

 

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.