Mundo
 
 
 

Ibama flagra pesca de camarão no defeso e apreende redes no RS

Brasília (26/01/2009) – No sábado (24), fiscais do Ibama em Rio Grande/RS, flagraram pesca de camarão no estuário da Lagoa dos Patos. Foram apreendidos 30 quilos do crustáceo, que está no período do defeso até o dia 31 na região do estuário. Os fiscais apreenderam 34 redes tipo aviãozinho, e três embarcações utilizadas na prática ilegal. A operação teve o apoio do Pelotão Ambiental da Brigada Militar.

O camarão apreendido foi doado ao Programa Mesa Brasil, do Sesc. Os três pescadores flagrados foram autuados, dois deles em R$ 10 mil e um em R$ 1,5 mil, e encaminhados à Delegacia de Polícia de Rio Grande para o registro da ocorrência.

A fiscalização deve continuar no período em que a pesca do camarão será permitida, a partir de 1º de fevereiro, com foco no tamanho mínimo permitido, de nove centímetros, e nos petrechos, pois não é permitido o arrasto e o uso de redes tipo aviãozinho com malha inferior a 24 milímetros.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama
Foto: Sandro Klippel

+ Mais

Ibama e PM prendem homicida e flagram pesca em unidade de conservação no Acre

Brasília (22/01/2008) – A operação Feliz Ano Novo, desencadeada pelo Escritório Regional de Cruzeiro do Sul, no Acre, flagrou pesca ilegal no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Rio Juruá, e prendeu um foragido da justiça acreana. A operação contou com apoio da Polícia Militar do estado.

Foram apreendidos uma canoa, um motor de rabeta, uma caixa térmica, uma lanterna, uma bateria e 10 redes de pesca. O responsável pela pesca irregular foi notificado para comparecer ao Ibama para ser autuado.

Em outra ação, no igarapé Natal, afluente do Juruá, no município de Porto Walter, os fiscais e policiais encontraram e prenderem um homicida foragido da Justiça. Eles estavam atendendo a denúncias de caça ilegal.

“Para chegar ao local, gastamos cinco horas de canoa com motor de rabeta e seis horas de caminhada”, informa o chefe do Escritório, Lisarbson Messias, para enfatizar que a área era de difícil acesso. Segundo ele, quando os fiscais e policiais chegaram, não havia caça naquele momento, mas encontraram e trouxeram preso o homicida, que é irmão de um dos caçadores.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.