Mundo
 
 
 

Ibama apreende pássaro ameaçado de extinção mutilado por criador no Município da Serra

Vitória (26/02/2009) - Fiscais do Ibama, dando prosseguimento aos trabalhos realizados na Delivery Sispass, foram no município de Serra e apreenderam 22 curiós, pássaro que está presente na lista dos animais ameaçados de extinção. A multa foi de R$ 110 mil.

Para os fiscais, o mais impressionante foi o fato de uma dos pássaros ter a perna mutilada para seu anilhamento. “O dedo do pássaro foi arrancado para que seu anilhamento fosse realizado de forma irregular, pois segundo as evidências este animal já estava na fase adulta e a anilha já não poderia mais passar em sua perna”, conclui o fiscal coordenador desta ação.

O pássaro vai passar por uma perícia, pelo responsável do Núcleo de Fauna do Ibama, para que os maus tratos sejam constatados. Caso o laudo seja positivo, o criador ainda poderá ter o valor de sua autuação majorada.

Além do animal mutilado, outra informação chamou a atenção dos fiscais: o criador afirmou que um dos pássaros teria fugido com apenas 10 dias de nascido e por isso a anilha não poderia ser encontrada em seu plantel. “Sabemos que é muito improvável que um curió com apenas dez dias de nascido não deixaria o ninho e não teria condições de fugir”, conclui o fiscal coordenador.

Todos os pássaros foram apreendidos. “Haviam diversas irregularidades no plantel deste criador, alguns pássaros estavam na lista mas não se encontravam no local e outros estavam no local mas não estavam registrados em seu criadouro”, afirma o fiscal.

Na semana passada outro criador foi multado no Município de Vila Velha. Foram apreendidos cinco pássaros da espécie coleiro. Todos os animais foram encaminhados para o Cereias. A multa chegou a R$ 2,5 mil. Manter animal da fauna silvestre brasileira em cativeiro, sem a devida autorização do Ibama, é crime ambiental grave.

Todos os autuados possuem 20 dias para apresentarem suas respectivas defesas junto ao Instituto e vão responder a processo criminal junto ao Ministério Público Estadual. Mais ações de fiscalização de criadores de fauna silvestre vão acontecer durante todo o mês de março nos Municípios da Grande Vitória.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.