Mundo
 
 
 

Caminhão com madeira ilegal é apreendido na BR 101

Salvador (07/10/2009) - Agentes do Escritório Regional do Ibama em Ilhéus apreenderam esta semana, no município de Camacan, um caminhão Mercedes Benz com uma grande carga composta por 450 estacas de madeira para cerca, das espécies Baraúna e Maçaranduba, ambas oriundas da Mata Atlântica.

A apreensão do veículo ocorreu no Km585 da Rodovia BR 101, na altura da localidade conhecida como São João da Panelinha. Por ocasião da passagem do veículo pelo posto da Polícia Rodoviária Federal - PRF, situado naquela BR, os policiais de plantão perceberam que havia algo de errado, pois uma das estacas que compunha a carga estava aparente embaixo da lona.

O fato levou a PRF a solicitar a presença do Ibama no local. Foram lavrados dois Autos de Infração: um por aquisição, para fins comerciais, de madeira nativa da mata atlântica em estacas, com multa no valor de R$2.250,00, e outro por transporte do produto, com multa de igual valor.

Segundo apuraram os agentes, a madeira foi extraída no município de Una e seguia para Cariacica, no Estado do Espírito Santo. O caminhão e a carga foram apreendidos e depositados na Prefeitura Municipal de Ilhéus. Além da multa o proprietário do veículo irá responder por crime ambiental na justiça.

A madeira conhecida como Baraúna é espécie em risco de extinção e com corte proibido desde 2001. As duas espécies de madeira apreendidas são consideradas nobres, de longa duração, mesmo quando expostas aos elementos climáticos.

De acordo com informações dos agentes, “a Prefeitura de Ilhéus tem vários projetos de utilização social para a madeira apreendida e já está providenciando a documentação pertinente para a doação da madeira”.
Carlos Garcia
Ascom Ibama/BA

+ Mais

Ibama fiscaliza serrarias com madeiras ilegais da Amazônia no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (07/10/2009) - Prossegue a ação do Ibama contra a comercialização clandestina de madeira no Estado do Rio de Janeiro. A fiscalização do órgão avança o mês de outubro aplicando multas que somam R$150 mil a três madeireiras com mais de 120 m³ de madeira estocada sem comprovação legal. Junto ao material apreendido, foram identificadas diversas espécies de origem amazônica. Pelo ilícito, as empresas autuadas, que operam no Município de Petrópolis, região serrana do estado, também foram embargadas.

De acordo com o superintendente Adilson Gil, a madeira apreendida poderá ser destinada a instituições públicas, ou ao terceiro setor para projetos sociais “após a tramitação do processo e análise de possíveis recursos, conforme as normas que regem a destinação de bens apreendidos”, completa.

O superintendente afirma, ainda, que o Ibama vai continuar fazendo incursões em madeireiras para combater procedimentos ilegais praticados, pois o comércio irregular dos grandes centros consumidores, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, fomenta o desmatamento de regiões como a Amazônia. A vigilância é prometida também para as empresas regularizadas.
Da Motta
Ascom Ibama/RJ

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.