Mundo
 
 
 

Traficantes de animais são presos no sul da Bahia

Eunápolis (27/10/2009) - Em seu primeiro dia de atividades, a “Operação Novo Horizonte”, organizada pelo Ministério Público Estadual, Ibama e Polícia Militar na região sul da Bahia, resultou na apreensão de mais de uma centena de aves da fauna brasileira, além da prisão de traficantes de animais silvestres e da apreensão de armas de fogo e de uma grande quantidade de gaiolas e armadilhas para aves. A operação foi iniciada no município de Guaratinga, a cerca de 120 km de Porto Seguro, uma região fortemente afetada pela captura e comércio ilegal de aves silvestres.

Segundo o Sargento Lourival, do Segundo Pelotão de Polícia Militar de Guaratinga, os traficantes foram identificados através do trabalho de inteligência da Polícia Militar, que incluiu a realização do levantamento de informações e colocação de policiais infiltrados nos locais de comércio dos animais. Isso levou à descoberta dos depósitos onde as aves permaneciam escondidas até que pudessem ser transportadas de forma dissimulada para outras cidades em carros de passeio e motocicletas.

De posse da localização destes depósitos, a equipe de policiais militares e agentes ambientais federais do Ibama aguardou a chegada dos traficantes e realizou a prisão em flagrante, procedendo a contagem dos animais, a aplicação de mais de R$ 30 mil em multas e a condução dos presos para a Delegacia de Polícia Civil em Guaratinga.

O chefe de fiscalização ambiental do Ibama na região sul da Bahia e coordenador das equipes de campo, Henrique Jabur, conta que “a maior parte das aves apreendidas haviam sido capturadas na natureza há poucas horas, o que favoreceu a sua pronta liberação em áreas protegidas da ação de traficantes de animais silvestres”. Os animais que apresentavam sinais de cansaço ou de longa permanência em cativeiro foram encaminhados para o Núcleo de Fauna do Ibama em Eunápolis, unidade responsável pela sua reabilitação e soltura.

Segundo o Promotor de Justiça de Guaratinga e idealizador da operação, Dr. Bruno Gontijo, “o caráter inovador do trabalho reside na adoção de horizontes diferenciados quando do oferecimento de denúncia contra este tipo de presos, que serão indiciados não apenas com base na Lei de Crimes Ambientais como era feito até então em todo o país mas, adicionalmente, através do Código Penal Brasileiro pela prática de receptação de bens que se sabe ser produto de crime, neste caso a fauna silvestre ilegalmente capturada na natureza. Isto amplia as punições previstas e garante a manutenção dos responsáveis em regime de prisão, o que não acontecia no resto do Brasil, onde os traficantes de animais eram soltos após a aplicação de multa ambiental simples”.

O Promotor afirma ainda que, ao lado dos órgãos de fiscalização ambiental “a participação do Ministério Público nos Estados é fundamental para o avanço das ações de combate ao tráfico de animais silvestres no Brasil pois, entre as funções desta Instituição, está justamente a proteção do meio ambiente como garantia prevista pela Constituição. Assim, atuando de forma conjunta, podemos ampliar os resultados alcançados, denunciando os traficantes de animais silvestres com base em dispositivos legais até então compreendidos como estando além dos limites de atuação dos órgãos de fiscalização ambiental federal, estaduais ou municipais”.

A Gerente Executiva do Ibama em Eunápolis, Cleide Guirro, afirmou que graças ao seu sucesso, a Operação Novo Horizonte será estendida para outras localidades afetadas pelo comércio ilegal de animais silvestres e que “este modelo de trabalho, onde diferentes esferas do poder público colaboram para a melhoria da qualidade ambiental, constitui não só um novo e bom exemplo a ser seguido, mas um verdadeiro marco na forma como o Brasil enfrenta os problemas associados à captura e comércio ilegal de animais silvestres”.
Cid Teixeira
Ibama Eunápolis/BA

 

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.