Mundo
 
 
 

Ibama em Altamira bloqueia e multa em
R$ 9,7 milhões planos de manejo em Anapu, no Pará

Belém (27/11/2009) – O Ibama multou em R$ 9,7 milhões as associações da Comunidade Renascer e dos Pequenos Produtores da Região de Anapu nesta quinta-feira (26/11) pela venda ilegal de 27,2 mil m³ de resíduos florestais, o equivalente a 544 caminhões cheios, no sudoeste do Pará. Além das multas, as entidades ainda tiveram as atividades embargadas e os acessos ao Sisflora bloqueados. Elas têm 20 dias para recorrer das autuações.

As associações foram autorizadas pelo estado do Pará a explorar Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) em 700 hectares de florestas, dentro de lotes de reforma agrária na região de Anapu. Mas, segundo os fiscais envolvidos na investigação, os PMFS eram de fachada. Na verdade, vendiam os créditos legais que possuíam para acobertar carvoarias clandestinas e desmatamentos ilegais, sem de fato explorar a área.

“Eram para ser planos comunitários, geridos pelos assentados, mas serviam para arrecadar fundos para outras atividades”, explica o Chefe do Escritório do Ibama em Altamira, Roberto José Scarpari, que coordenou a investigação.

Durante a auditoria, ilegalidades foram confirmadas em 94 documentos florestais da Renascer e em 21 dos Pequenos Produtores da Região de Anapu. Entre as fraudes, havia transporte de grandes volumes de resíduos de madeira em carros, como Gol e Chevette, e até em motos.

As investigações apontam o prefeito de Anapu, Francisco de Assis dos Santos Sousa, e o seu secretário de Finanças, Adezuito Teixeira Braga, como responsáveis pelos dois empreendimentos. No Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais do Estado do Pará - Ceprof, eles respondem pelas operações com o Documento de Venda de Produtos Florestais - DVPF e a emissão de Guias Florestais - GF das associações autuadas, sem os quais as fraudes na comercialização dos créditos não poderiam ocorrer. O prefeito e o secretário, além do engenheiro florestal responsável pelos dois PMFS, José Jorge Calvalcante Coqueiro, serão denunciados ao Ministério Público Federal pela participação nos ilícitos ambientais.

Desde 10 de novembro, fiscais do Ibama em Altamira passam um pente-fino nos planos de manejo suspeitos no sudoeste do Pará. “Até o momento levantamos 15 com indícios robustos de fraudes em Anapu, Vitória do Xingu e Altamira. Resta auditar Pacajá e Uruará”, revela Scarpari
Nelson Feitosa
Ascom Ibama

+ Mais

Carretas, caminhões e pás carregadeiras foram aprendidas pelo Ibama em Pernambuco

João Pessoa (27/11/2009) - O Ibama apreendeu na quarta-feira (25/11) três caminhões novos, uma carreta grande e duas pás carregadeiras que estavam sendo utilizados em atividade de extração mineral de grande porte na Fazenda Fênix, no município de Pedras de Fogo (PB).

O Ibama foi ao local para atender uma ocorrência e se depararou com a atividade de extração ilegal. Ao abordar as pessoas no local, os fiscais verificaram que a área tinha sido arrendada pelo proprietário e que a atividade de extração de areia que estava sendo executada, não tinha o devido licenciamento do órgão ambiental estadual, infração que de acordo com a legislação ambiental gera processo administrativo, embargo e apreensão de equipamentos.

O Ibama embargou a área. Os veículos apreendidos se encontram no pátio do Ibama e os infratores aguardam a decisão final sobre o caso.
Ascom Ibama/PB

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.