Mundo
 
 
 

Cetas resgata tartaruga de couro no Ceará e a encaminha para o Projeto Tamar

Fortaleza (28/12/2009) - Freqüentadores da praia de Morro Branco encontraram uma tartaruga encalhada com cerca de 130 Kg e 1,80 m de comprimento neste domingo (27). A Polícia Militar do município de Beberibe acionou o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama -Cetas, que encaminhou a tartaruga diretamente para a base do Projeto Tamar localizado em Almofala, cerca de 230 Km de Fortaleza.

A tartaruga da espécie Dermochelys coriacea, mais conhecida como tartaruga de couro, foi encontrada com uma de suas patas dianteiras decepada. Ainda juvenil, é considerada a maior de todas as tartarugas, chegando ao tamanho médio em torno de 2 m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg de peso, o maior exemplar já encontrado tinha 900 kg e 3 m de comprimento.

No Projeto Tamar em Almofala a tartaruga receberá tratamento adequado para seu ferimento e poderá retornar ao mar.
Mariângela Bampi
Ascom Ibama/CE

+ Mais

Ibama apreende quase uma tonelada de lagosta na Bahia

Salvador (23/12/2009) Cerca de 800 quilos de lagostas em cauda e inteira foram apreendidas por agentes do Escritório Regional do Ibama em Ilhéus na última quinta-feira, 16, nas dependências do Hotel Transamérica, em Comandatuba, no município baiano de Una. O crustáceo, que se encontra em pleno período de defeso, estava sendo conservado pelo hotel sem a comprovação de entrega ao instituto da Declaração de Estoque. Na ocasião, os agentes se encontravam atuando na Operação Impacto Profundo II, que foi realizada na região sul do estado, no período de 07 a 18 de dezembro.

Segundo os agentes, a atividade constatada é considerada infração administrativa ambiental capitulada no art. 35, item VI, do Decreto Federal nº 6.514 de 22/07/2008. O hotel foi autuado em R$ 56 mil e, as lagostas, deixadas no estabelecimento, designado na condição de fiel depositário.

A empresa ajuizou ação de mandado de segurança na Justiça Federal de Ilhéus pleiteando a devolução e o uso do produto pesqueiro. Todavia, teve o seu pedido negado, sendo ratificado pela Justiça Federal a condição de fiel depositário até decisão final da lide. O Ibama informa que, durante a época de defeso (parada de pesca para reprodução e recuperação de espécimes dos grupos dos peixes ou crustáceos) é obrigatória à informação detalhada dos estoques em poder de pessoas físicas ou jurídicas.

A pesca de lagostas está proibida no Brasil anualmente no período de 01 de dezembro a 31 de maio, por meio da Instrução Normativa do Ibama nº 206/08. Também está proibido o transporte aquático ou terrestre, o armazenamento, a conserva e o comércio de lagostas não declarado oficialmente ao instituto nesse período.

Durante a operação, outras irregularidades foram observadas na atividade pesqueira, a exemplo de barcos sem registro de pesca junto ao Ministério da Pesca e Aqüicultura - MPA, conforme previsão do art. 5º da Lei Federal nº 11.959/2009, que estabelece a política nacional de desenvolvimento da pesca. Os proprietários das embarcações foram autuados com base no art. 37, do Decreto Federal nº 6.514 de 2008, que proíbe a atividade de pesca sem licença, e receberam, no conjunto, multas que totalizaram aproximadamente R$ 200 mil.

A equipe que está realizando a fiscalização da lagosta na região sul do estado é composta por agentes do Ibama de Ilhéus e Eunápolis, da Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental - Coppa de Ilhéus, da Delegacia de Polícia de Proteção Ambiental - DPA de Ilhéus e do (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio do Parque de Abrolhos/Ba. A base da operação é na Gerência Executiva do Ibama de Eunápolis.
Carlos Garcia
Ascom/Ibama/BA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.