Mundo
 
 
 

Arco de Fogo em Rondônia aplica mais de R$13 milhões em multas

Porto Velho (04/01/2010) - No período de 19/08 a 20/12/09 foi realizada a Operação Polo A – Arco de Fogo, cuja base operativa foi Ariquemes, em Rondônia, com abrangência de ação neste município e nos circunvizinhos. O objetivo foi coibir ilícitos ambientais relativos à exploração, industrialização e transporte de produtos e subprodutos florestais, bem como desmatamento e queima. As instituições parceiras nesta operação foram a Polícia Federal - PF, Força Nacional, Batalhão de Polícia Ambiental – BPA e Ibama.

Foram inspecionadas 126 madeireiras e quatro carvoarias, sendo realizadas 60 autuações. Os valores das multas aplicados chegam a R$ 13.112.173,86. Foram apreendidos 4.672,89 m³ de madeira serrada e 10.712,79m³ de madeira em tora. Foram lacradas/embargadas sete empresas e apreendidos 67 caminhões. Das madeireiras, 28 estavam regulares e foram pedidas as baixas de 38 empresas que não foram localizadas.

Essa operação terá continuidade em 2010 com os mesmos parceiros, dirigindo-se para outros municípios como Alto Paraíso, Montenegro e Campo Novo, e mantendo-se a base operativa em Ariquemes.
Lucia Almeida
Ascom Ibama/RO

+ Mais

Ibama mantém tutela sobre bem apreendido

Brasília (08/01/2010) - Decisão prolatada no dia 29/12/2009 pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª região, desembargador Souza Prudente, contra determinação de restituição por parte do Juizado da Comarca de Buriticupu/PA de veículo apreendido pelo Ibama por ter sido utilizado em crime ambiental, deu provimento ao pedido do instituto de manutenção de apreensão do veículo.

Em suas razões recursais, a Procuradoria Geral do Ibama – Proge alegou que a devolução do veículo ofendia ao meio ambiente. Para a procuradoria, o que legitima apreensão é a própria utilização do bem no crime ambiental, independentemente de o infrator ser o proprietário ou não do veículo. Solicitou, então, antecipação de tutela ao TRF.

O desembargador, em suas alegações, informou que o ato coator exercido pelo Ibama não fere princípios constitucionais de liberdade de iniciativa, uma vez que o princípio está sujeito ao meio ambiente, sendo este o limite ao exercício da livre iniciativa de concorrência. Para Souza Prudente, havendo divergência quanto à regularidade do bem sob o qual recai suspeitas de ilegalidade, justifica-se a manutenção da apreensão. O vice-presidente do tribunal também cita o art. 118 do Código Penal, quando diz que, até transitar em julgado, as coisas apreendidas não podem ser restituídas enquanto interessarem ao processo.

A informação foi encaminhada com máxima urgência, via fax, à comarca de Buriticupu, uma vez que foi dada em plantão judicial.
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.