Mundo
 
 
 

Depositário infiel é preso por vender madeira apreendida pelo Ibama em Belém, no Pará

Marabá (15/01/2010) – Um pastor acusado de vender madeira ilegal apreendida durante a “Operação Quintal” foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (14/01/2009) em Belém, no Pará. O religioso recebeu o material do Ibama na condição de fiel depositário. Ele deveria guardar o produto, cerca de 70 m3 de tábuas, até o seu destino final ser definido por meio de um processo de doação aberto pelo órgão ambiental.

A “Operação Quintal” acontece na zona portuária da capital desde segunda-feira (11/01/2010). Com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental, fiscais da Superintendência do Ibama em Belém passam um pente-fino no comércio madeireiro da região. Cerca de 1,6 mil m3 de madeira serrada, quantidade suficiente para encher 80 caminhões, já foram apreendidas desde o início das ações.

De acordo com o Artigo 135 do Decreto Federal 6514, de 2008, os bens apreendidos pelo Ibama poderão ser doados a entidades científicas, culturais, hospitalares, entre outras, sem fins lucrativos. “Cada vez mais é nosso procedimento padrão retirar, imediatamente, o produto do crime ambiental do poder do infrator, deixando-o aos cuidados de um fiel depositário”, explica o superintendente do Ibama no Pará, Paulo Diniz.

O pastor, que faz parte do grupo Desafio Jovem de Belém - Dejobe, ligado à Assembléia de Deus, foi denunciado como infiel depositário no início da semana. Na tarde de quinta-feira, o religioso foi flagrado pela Polícia Federal negociando a madeira e acabou preso. O Dejobe é uma comunidade, sem fins lucrativos, que trata dependentes químicos com apoio de voluntários em Belém.

A madeira apreendida na “Operação Quintal” também foi depositada pelo Ibama em nome de outras instituições, dentre elas, a Universidade Federal Rural da Amazônia - Ufra e a organização humanitária Cáritas.
Nelson Feitosa
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.