Mundo
 
 
 

Ibama apreende 800 m³ de madeira serrada
durante a “Operação Quintal” em Belém, no Pará

Marabá (12/01/2010) – Fiscais da Superintendência do Ibama em Belém apreenderam nesta segunda-feira (11/01) cerca de 800 m³ de madeira serrada, durante o primeiro dia da “Operação Quintal”, realizada na área portuária da capital do estado. Dentre as espécies comercializadas sem a licença ambiental estavam essências amazônicas como quaruba, angelim, cupiúba e mandioqueira. Toda a madeira ilegal, ao final do processo, será doada para instituições beneficentes, além de usadas na construção de casas populares e em reformas de escolas.

“Esses estabelecimentos armazenavam e vendiam madeira irregularmente há muitos anos. Elas já estavam notificadas pelo Ibama a se regularizar desde 2005, mas não tomaram nenhuma providência para se adequar à legislação ambiental. Com essa operação estamos limpando o quintal da nossa própria casa”, diz o Assessor de Gabinete do Ibama em Belém, Leandro Aranha.

Concentrados na Avenida Bernardo Sayão, no coração da capital, os empreendimentos fiscalizados são os principais fornecedores de madeira para a construção civil em Belém. “A origem ilegal faz com que o preço final seja bem mais baixo do que o do produto lícito. O setor de construção civil se abastece dessa madeira, geralmente fruto de desmatamento, e lucra às custas do crime ambiental”, explica Aranha.

A “Operação Quintal”, que acontece com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental, não tem data para terminar. A ação visa não só a fiscalização do comércio ilegal de madeira, mas também reprimir outros ilícitos ambientais, como o desembarque de fauna silvestre e a pesca ilegal.
Nelson Feitosa
Ascom Ibama

+ Mais

Ibama embarga mineração e apreende meia tonelada de dinamite em Lavras/MG

Belo Horizonte (13/01/2010) - Nesta terça-feira, dia 12, técnicos do Escritório do Ibama em Lavras, região sul de Minas Gerais, realizaram uma operação para o acompanhamento das anuências negadas na região do município de Pains. A empresa Calcinação Pains foi multada em 30 mil reais, teve a lavra embargada e foram apreendidos um caminhão, uma perfuratriz e um compressor avaliados em 300 mil reais.

Segundo o chefe do Escritório em Lavras, Adriano Garcia de Souza, a empresa teve a anuência para lavra negada pelo órgão e, mesmo assim, continuou a exploração. A licença ambiental também foi indeferida pelo Estado.
Durante a fiscalização estava ocorrendo a entrega de explosivos na mineração e a empresa Dexplo - Distribuidora de Explosivos e Ferragens Ltda, também foi autuada em cinco mil reais e teve a carga apreendida.

Foram apreendidos 500 kg de dinamite e uma caixa de detonadores. O crime foi o de comercializar explosivo com empresa mineradora sem licença ambiental. É a chamada responsabilidade solidária. A empresa ficou como depositária e o Exército será comunicado para decidir sobre a destinação do material apreendido. Os explosivos que já estavam colocados na área foram detonados para se evitar acidentes. Porém a matéria-prima obtida com a explosão não poderá ser utilizada pela empresa.

Outra empresa fiscalizada, Mineração Saldanha Ltda, está cumprindo a decisão do Ibama, mantendo a lavra paralisada.
Ascom Ibama/MG

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.