Mundo
 
 
 

Atividade de fiscalização surpresa apreende nove caminhões toreiros em Rondônia

Porto Velho (29/01/2010) - No dia 22 de janeiro, equipes do Ibama, Batalhão de Policia Ambiental de Rondônia e Policia Federal realizaram uma ação surpresa ao longo da rodovia BR-425, que dá acesso a Guajará-Mirim. Em menos de duas horas de atividades, já no município de Nova Mamoré, a fiscalização foi surpreendida por um comboio de caminhões toreiros, onde foram detidos 10 caminhões. Destes nove possuíam guias florestais (GF), apenas um apresentou conformidade entre GF e carga e outro trafegava completamente desacobertado de autorização para o transporte de madeiras.

Durante o deslocamento foi organizado um comboio com os caminhões toreiros intercalados com as viaturas utilizadas nas atividades, ao passar por Nova Mamoré, iniciou-se um principio de tumulto por parte de populares contra a apreensão das madeiras, movimento esse que foi contornado sem mais transtornos.

Após análise das madeiras e confirmação das divergências, inclusive sendo declarado em algumas GFs a espécie Dillenia indica, utilizando-se do nome vulgar de “magnolia”, porém a espécie em questão se quer pertence à flora nativa sendo a espécie constatada como do gênero Iryanthera sp. (nome vulgar Ucuúba). Foram adotados os procedimentos administrativos, onde até o momento lavraram-se nove autos de infração totalizando 160,5636m³ e a apreensão tanto das madeiras quanto dos veículos envolvidos nas atividades irregulares.
Ascom Ibama/RO

+ Mais

Ibama apreende 161 kg de lagostas na BA

Salvador (29/01/2010) - Equipe de fiscalização da Superintendência do Ibama na BA, em operação conjunta com agentes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental - Coppa, apreendeu ontem (28) em estabelecimento de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, 161 quilos de lagostas de espécies variadas, que se encontravam armazenadas sem declaração de estoque, o que significa que foram capturadas em período de defeso.

As lagostas das espécies vermelha e cabo verde estão em período de reprodução, portanto, proibida a sua captura, comercialização, transporte e estocagem no período de 1º de dezembro 2009 a 31 de maio de 2010.

O Ibama vem realizando operação de fiscalização na Ilha de Itaparica e Vera Cruz desde o início do defeso, visando coibir as infrações contra as espécies do crustáceo e, segundo a coordenação de fiscalização da Supes/BA, esse trabalho será contínuo até o fim do período do defeso.
Carlos Garcia
Ascom Ibama/BA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.