Mundo
 
 
 

Boi Pirata II encerra com saída de mil bois e carneiros de área protegida no PA

Brasília (29/01/2010) - “Não vale a pena desmatar área protegida e pública para criar boi “pirata”, porque o pecuarista irregular irá perder todo o investimento”, avisou o coordenador-geral de fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, nesta semana, ao anunciar o encerramento da Operação Boi Pirata II na região de Novo Progresso (PA).

Oitocentas cabeças de boi e duzentos carneiros, apreendidos pelo Ibama dentro da Floresta Nacional de Jamanxim (PA) e destinados a programas sociais selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, foram retirados da área ao longo da semana.

O MDS repassou os “bois piratas” a órgãos cadastrados que apresentaram melhores projetos sociais e condições de retirar os animais. Os governos do Pará, Mato Grosso e Bahia venceram a seleção e usaram 11 caminhões e nove carretas para transportar o gado.

A Operação Boi Pirata II permaneceu oito meses na região, com a presença de 100 fiscais do Ibama e homens da Força Nacional de Segurança Pública, e custou cerca de R$ 2 milhões. A operação enfrentou embates jurídicos, mas a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama – PFE conseguiu vitórias nos tribunais favoráveis à manutenção da Boi Pirata.

O saldo da operação foi além da apreensão de gado, ocorreu também uma redução drástica do desmatamento na região, a aplicação de quase R$ 170 milhões em multas e o embargo de 50 mil hectares de áreas com desmates ilegais ou onde se impedia a regeneração natural da floresta.

Quando o Ibama chegou a Novo Progresso, a região registrava um dos maiores índices de desmatamento no país. Bruno Barbosa avalia que a reversão dessa taxa contribuiu decisivamente para o último índice anual de desmatamento da Amazônia cair a 7.008 quilômetros quadrados, o menor em 20 anos de monitoramento da floresta.

O coordenador acrescenta também que a Boi Pirata produziu efeito dissuasivo em quem desenvolvia pecuária extensiva em área protegida. Segundo ele, com medo de perder o investimento, proprietários retiraram espontaneamente milhares de cabeças de gado de Novo Progresso. Barbosa espera que este efeito se espalhe para o restante da Amazônia, pois o Ibama já está planejando onde será a Boi Pirata 3.
Ascom Ibama



 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.