Mundo
 
 
 

Ibama encontra e inutiliza fornos irregulares na caatinga

Recife (03/03/2010) - Agentes ambientais do Ibama localizaram e destruíram hoje cerca de 50 fornos ilegais de produção de carvão na comunidade de Ponta da Serra, no município de Petrolina, a cerca de 700 km do Recife. Os fornos eram do tipo “caieiras”, que consistem em valas feitas no solo onde se deposita a madeira a ser queimada. Além de serem de baixa produtividade, as caieiras também são altamente poluentes.

No local também foram encontrados cerca de 500 sacos de carvão e vários estéreos de madeira nativa da caatinga, produtos doados à prefeitura do município. Duas pessoas que compravam carvão no local foram conduzidas à delegacia de polícia civil para lavratura de termos circunstanciados de ocorrência e investigação sobre as carvoarias ilegais na região. Os responsáveis pelas caieiras serão identificados e autuados nos próximos dias.

A produção de carvão de forma ilegal em Ponta da Serra não era novidade. No ano passado, agentes do Ibama em conjunto com a CPRH (agência ambiental pernambucana) estiveram na área orientando a comunidade sobre os riscos ambientais e legais da atividade. A visita foi feita sob recomendação do Ministério Público de PE. Mas as conversas não surtiram efeito e a comunidade, que alega não ter outras formas de geração de renda, voltou a produzir carvão.

“A ação de hoje do Ibama é emblemática”, comenta a promotora de justiça do meio ambiente de Petrolina, Ana Rúbia Torres de Carvalho, que acompanhou toda a ação no local. “Mostra que é necessário difundir as formas de manejo sustentável da caatinga”, diz. Ela explicou que a partir da atuação do Ibama o Ministério Público irá iniciar ações penais - para punir os que cometeram irregularidades - e ações civis - para que o dano ambiental seja compensado.

Durante a mesma ação, que foi realizada com apoio do helicóptero do Ibama, foram localizados também três desmatamentos na região, totalizando cerca de 60 hectares. As fiscalizações aéreas continuarão nos próximos dias em busca de mais áreas desmatadas e de outras irregularidades ambientais.

A atuação do Ibama na caatinga, inclusive a ação desta manhã, serão apresentadas ainda hoje no I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação, promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional com a participação e execução do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, evidenciará as ações presentes e futuras que o Brasil adotará para mitigação e combate à desertificação do semiárido. Entre elas, a intensificação do combate ao desmatamento da caatinga. O evento começa às 19h30 no Complexo de Multieventos da Univasf, Juazeiro, Bahia.
Airton De Grande
Ascom Ibama/PE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.