Mundo
 
 
 

Ibama realiza Operação Roleta Russa no Ceará

Fortaleza (03/03/2010) - A Divisão de Proteção Ambiental do Ibama - Dipro deu inicio, em todo país, a operação intitulada Roleta Russa que visa averiguar o cadastro de criadores amadoristas de passeriformes no Sispass.

Em parceria com a Polícia Federal e a Polícia Militar , os fiscais do Escritório Regional de Iguatu, em posse de um mandado de busca e apreensão, entraram na residência do Sr. Jader Matos Cavalcante e encontraram 32 canários da terra e um galo campina, além de 34 gaiolas e uma mesa própria para briga de canários em rinha. Ele não encontrava-se em casa , localizada no município de Iguatu, mas sabe-se que já esteve preso por quarenta dias em Uberlândia/ MG em posse de mil canários da terra.

Foi lavrado auto de infração no valor de R$500 reais por animal apreendido e será encaminhado para o Ministério Público para abertura de processo crime.

Na criação amadorista de Passeriformes existem dois tipos de atividades a serem fiscalizadas: o criadouro em si que, em geral, está na residência do criador e os torneios. Cada uma dessas atividades possuem particularidades que deverão ser consideradas.

Baseados no artigo 24 do decreto nº6514/08 os fiscais devem analisar:
- aves sem anilha;
- aves com anilhas, mas que não constam na relação de passeriformes;
- aves que constam na relação mas que não estão presentes no local;
- aves com anilhas e que constam na relação, mas a espécie/sexo/idade não conferem;
- aves com anilhas e que constam na relação quando observado outras irregularidades;
- aves com anilhas adulteradas/falsificadas;
- maus tratos/abuso.

Para o transporte de passeriformes, sendo que caso o criador esteja fora de sua UF, deverá apresentar a licença de transporte das aves. Caso não apresente a licença, além das aves, faz-se a apreensão do veiculo que as transporta.

A presença de passeriformes de criadores amadoristas em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos são proibidos, salvo quando autorizada pelo Ibama. Ao constatar a presença da ave, a mesma deverá ser apreendida e o criador autuado por utilizar em desacordo.
Mariangela Bampi
Ascom Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.