Mundo
 
 
 

Ibama apreende soja pirata em 5,2 mil hectares de fazenda embargada no Mato Grosso

Bom Jesus do Araguaia (31/03/2010) – O Ibama interrompeu ontem a colheita em 5,2 mil hectares de soja ilegal plantada numa fazenda embargada no município de Bom Jesus do Araguaia, a mil Km de Cuiabá, no nordeste do Mato Grosso. Boa parte dessa área, que equivale a cerca de seis mil campos de futebol, está dentro da Terra Indígena Maraiwatsede, dos índios xavantes.

Na ação, que faz parte da Operação Soja Pirata, o órgão ambiental ainda apreendeu todo o produto já colhido, cerca de 66 mil sacas, e o que ainda permanece no campo, estimado em 118 mil. “Essa soja é pirata porque foi plantada em áreas embargadas após o desmatamento ilegal da floresta amazônica”, justificou o coordenador da operação, chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama no Mato Grosso, Rodrigo Dutra. Toda a soja pirata será doada ao Programa Fome Zero, do governo federal.

Os agentes federais ocuparam a sede da propriedade embargada na manhã de segunda-feira. Ela faz parte do grupo Fazendas Unidas Capim Fino, que reúne sete fazendas na região. Com apoio de um helicóptero, os agentes se espalharam pelo latifúndio, com cerca de 13 mil hectares. Na propriedade chamada Fortaleza, localizaram 14 colheitadeiras e cinco carretas colhendo a soja pirata. Todo o maquinário, avaliado em R$ 4 milhões, foi apreendido, ainda nas lavouras.

As fazendas do grupo Capim Fino são campeãs de autuações do Ibama. Além de mais de R$ 58 milhões em multas, a maioria delas por desmatar, queimar e impedir a regeneração da floresta, todas as propriedades possuem áreas que foram embargadas pelo órgão ambiental federal em 2008.

“Plantar soja em área desmatada ilegalmente ou embargada não vai mais valer à pena, porque isso pode causar grandes prejuízos ao produtor”, disse Rodrigo Dutra. Os agentes do Ibama, com apoio da Polícia Federal, continuam ocupando a sede do grupo Capim Fino, sem prazo para o término da operação.

A Operação Soja Pirata combate o cultivo de soja em áreas desmatadas ilegalmente ou embargadas pelo Ibama na fronteira agrícola do Mato Grosso, uma das regiões líderes em desmatamento no país.
Nelson Feitosa
Ascom/Ibama/PA

+ Mais

Operação Colibri II apreende pássaros ameaçados de extinção na Região Serrana do Espírito Santo

Vitória (30/03/2010) A Operação Colibri II, realizada em parceria do Ibama com a Reserva Biológica Augusto Ruschi, do ICMBio, apreendeu, até o momento, 86 pássaros silvestres, sendo 50 animais de espécies ameaçadas de extinção. A ação de fiscalização acontece nos municípios da Região Serrana do Espírito Santo. Os agentes ambientais estão no município de São Roque hoje (30).

Entre as espécies ameaçadas de extinção encontradas durante a Colibri II estão o curió, espécie campeã de apreensões nesse ano, o bicudo e o azulão. Segundo os agentes ambientais, a expectativa é que este número seja duplicado até o final da operação.

Até o momento, 13 autos de infração foram realizados. Todos os pássaros apreendidos serão encaminhados para o Cereias, onde vão passar por um período de readaptação para serem reintroduzidos novamente na natureza.

Os autuados possuem 20 dias para apresentarem suas respectivas defesas ao Ibama. Eles responderão a processo criminal junto ao Ministério Público. Mais ações de proteção à fauna silvestre ocorrerão em todo o Espírito Santo.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.