Mundo
 
 
 

Incineração de 101 gaiolas em Ji-Paraná/RO

Porto Velho (07/04/2010) - Na tarde do dia 06 de abril de 2010, servidores do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros da Gerência Executiva do Ibama em Ji-Paraná-RO, realizaram a incineração de 101 gaiolas de madeira e 29 gaiolas para captura (alçapões) que estavam sob depósito deste Núcleo nos últimos 12 meses.

As referidas gaiolas foram apreendidas em ações de fiscalização desta unidade do Ibama em parceria com o 2° Batalhão da Polícia Ambiental de Rondônia, referentes a denúncias de cativeiro e comercialização de passeriformes.

Muitas dessas gaiolas, também foram apreendidas em vistorias de rotina a criadores amadoristas de passeriformes da fauna silvestres brasileira. Visto que, alguns desses criadores, embora licenciados, insistem em cometer crimes ambientais, tais como captura, cativeiro e comercialização de passeriformes silvestres oriundos da natureza. Nesse caso, as gaiolas e os pássaros são apreendidos, o criador é autuado e sua licença tornar-se suspensa.
Ascom Ibama/RO

+ Mais

Operação Corcel Negro descobre esquema de “esquentamento” de carvão vegetal no Paraná

Curitiba (08/04/2010) - A primeira etapa da Operação Corcel Negro no Paraná teve um resultado significativo e, ao mesmo tempo, preocupante: foram detectadas fraudes para esquentamento de carvão vegetal de origem ilegal em diversas empresas fiscalizadas. No estado, foram aplicados R$ 13,4 milhões em multas e constatadas fraudes da ordem de 40 mil metros de carvão em saldos virtuais. Esse volume seria equivalente a cerca de 310 caminhões bi-trem carregados.

Nos locais onde deveriam funcionar empresas que comercializam carvão e haver grandes estoques do subproduto florestal, os servidores do Ibama encontraram residências, igrejas e outros estabelecimentos. Durante a operação, foram lavrados 88 autos de infração e cinco empresas tiveram as atividades embargadas.

A fraude ocorre da seguinte forma: a empresa obtém autorização para importar carvão vegetal do Paraguai, o volume de carvão comprado do país vizinho é creditado para a empresa no sistema eletrônico de controle do Ibama (o Documento de Origem Florestal – DOF). Contudo, a transação é feita apenas no papel, sem que o carvão chegue de fato à empresa. Esta, por sua vez, realiza a comercialização apenas dos créditos virtuais no sistema, emitindo DOFs que servem para acobertar o transporte de carvão vegetal produzido a partir de desmatamentos ilegais.

É importante destacar que nem todas as empresas que importam carvão do Paraguai estão envolvidas em irregularidades. “Muitas delas fazem o comércio do produto regularmente, dentro da legalidade”, afirma o coordenador da operação, Paulo Mattoso. Ele esclarece que, em alguns casos, as empresas deixam de comunicar ao Ibama que receberam cargas menores do que o descrito no documento de transporte, gerando créditos virtuais no sistema.

Todas as empresas com pátios fictícios foram bloqueadas no sistema DOF e tiveram os créditos virtuais estornados. Durante a operação também foram apreendidos mais de 1700 m³ de madeira serrada em empresas que não tinham saldo do produto no DOF. Também foi apreendido um caminhão que transportava 14 m³ de toras de araucária com documentação da carga em situação irregular.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/PR

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.