Mundo
 
 
 

Operação Corcel Negro II fiscaliza produção de carvão no centro-sul do Paraná

Guarapuava (16/04/2010) – Equipes do Ibama dos estados do Paraná e Santa Catarina estão desde segunda-feira na região centro-sul paranaense, na divisa dos dois estados, fiscalizando a produção e comércio de carvão. Até o momento, mais de R$ 651.164,54 em multas foram aplicados contra carvoarias e depósitos de carvão vegetal. Houve embargo de seis empreendimentos e foram estornados 309,58 estéreos de lenha de origem nativa e 1.863,59 metros de carvão vegetal irregulares.

A necessidade da operação na região ficou evidente durante a primeira fase da Corcel Negro no Paraná. Foram constatadas diversas transações suspeitas no sistema eletrônico de controle de fluxo de produtos florestais do Ibama, o Documento de Origem Florestal - DOF. Chamou a atenção, em especial, o fato de empresas da região oeste paranaense, que importam carvão paraguaio, comercializarem carvão vegetal para a região centro-sul do estado, que é produtora.

Foram checados vários DOFs emitidos nesse trajeto e verificou-se que em vários deles as placas de veículos transportadores eram de motos e carros, inclusive de veículos roubados, dando indícios muito claros de que apenas os créditos virtuais foram movimentados no sistema, para que carvão produzido a partir do desmatamento criminoso da Mata Atlântica na região centro-sul pudesse ser ´legalizado´ e seguir documentado rumo aos mercados consumidores, em especial a indústria siderúrgica.

Servidores do Ibama estão indo às empresas e produtores suspeitos e vistoriando as instalações. Já foram autuadas diversas carvoarias e depósitos de carvão que atuavam sem licença ambiental, e encontradas diferenças nos volumes constantes no saldo do sistema DOF para os empreendimentos. Em algumas empresas, havia créditos no sistema, mas o subproduto florestal não estava no local, e, em outros estabelecimentos, o contrário, volumes de carvão superiores ao que deveria existir nos locais. Foram encontradas espécies ameaçadas, como a imbuia e a araucária queimando em fornos ilegais.

O superintendente do Ibama no Paraná, Helio Sydol, enfatiza que o mais importante nessas ações é o desmatamento evitado. “Os resultados das duas etapas, em que já foram estornados mais de 40 mil metros de carvão em créditos fictícios no sistema DOF, impediram o desmatamento de mais de 600 hectares de Mata de Araucárias na região centro-sul, considerando uma média de produção de 150 metros estéreos de lenha por hectare nesse tipo de vegetação”, informou. Para se produzir um metro de carvão são necessários dois metros estéreos de lenha.

Os infratores, além de receberem multas, são compulsoriamente denunciados ao Ministério Publico, onde responderão por crime, além de, administrativamente, terem os acessos aos serviços on-line do Ibama bloqueados e, dependendo do caso, será solicitada a justiça a desconstituição (fechamento definitivo) das empresas.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/PR

+ Mais

Ibama apreende pássaros em criadouro não autorizado no Rio Grande

Rio Grande (16/04/2010) - A fiscalização do Ibama no Rio Grande apreendeu na manhã do dia 15 de abril, 22 espécimes de aves da fauna silvestre nativa brasileira em um criadouro não autorizado, que funcionava na garagem de uma residência.

A operação atendeu a uma denúncia feita ao Sistema Linha Verde (0800-618080) e apreendeu sabiá laranjeira, cravina, coleiro, canários-da-terra, azulões, bicos-duro e trincas-ferro. Entre as aves havia também espécies protegidas, como cardeais (Anexo II, da Cites) e coleiro-dobrejo (Decreto Estadual RS 41.672/02).
O responsável pelo criadouro, que colaborou com a fiscalização, recebeu um auto de infração no valor de R$ 33.500,00. As aves serão destinadas ao Cetas da Universidade Federal de Pelotas e aquelas consideradas aptas serão libertadas em ambientes naturais apropriados para cada espécie.
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.