Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental impede crimes em diferentes regiões do Estado

16/04/2010 - Ações incluem fiscalização na região da Billings, suspensão de rinha de galos e apreensão de materiais usados no garimpo ilegal de diamantes

A Polícia Militar Ambiental de São Paulo realizou importantes ações em diferentes partes do Estado nessa semana. Como parte da Operação Mananciais na região da Billings, foi realizada ação de fiscalização e orientação, visando combater a pesca predatória na Represa e outros crimes ambientais. Com aproximadamente 12 horas de duração, a Operação contou com 40 Policiais Militares Ambientais, 10 viaturas para o patrulhamento terrestre e oito embarcações para o policiamento aquático. A região fiscalizada abrange os municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No total, foram elaborados 18 boletins de ocorrência de vistoria ambiental, três Autos de Infração Ambiental de pesca predatória e apreendidos 650 metros de rede de pesca. Duas pessoas foram conduzidas ao Distrito Policial e foi elaborado um boletim de ocorrência da Polícia Civil por atividade de mineração sem a devida autorização do órgão ambiental competente, devido a existência de um Porto de Areia, na Estrada do Capivari, em São Bernardo do Campo.

Rinha de galos
No Guarujá, a Polícia Ambiental flagrou, após receber uma denúncia, a prática de crime de maus-tratos a animais, nos fundos de uma residência, localizada no Bairro Paecará. No local os policiais encontraram 35 galos, que pelas condições em que se apresentavam e pelas circunstâncias, eram utilizados para a prática da rinha de galos. Também foi encontrado material utilizado para as rinhas de galo: 11 buchas de couro (utilizada para treino), quatro biqueiras, três esporas de plástico e um ringue (recinto onde os galos lutam entre si). Três aves estavam muito feridas e apresentavam nítidas marcas na região da cabeça, indícios visíveis de combates recentes. Além disso, as aves foram achadas em pequenos boxes de alvenaria, sem espaço para locomoção e totalmente insalubre para a saúde dos animais.

O dono da residência foi preso em flagrante delito e conduzido até o 1º Distrito Policial e responderá em liberdade pelo crime de abuso e maus-tratos contra animal doméstico, previsto no artigo 32 da Lei nº 9605/98. O infrator recebeu multa, por meio de auto de infração ambiental no valor de R$ 1.975,50. As aves foram encaminhadas para avaliação de um veterinário.

Garimpo ilegal
O 4º Batalhão de Polícia Ambiental realizou uma operação policial no Rio Grande, no município de Paulo de Faria, no noroeste do Estado, para coibir a extração ilegal de diamantes. O garimpo ilegal causa enormes danos ambientais à flora e fauna aquática, além de representar grandes riscos aos mergulhadores, que respiram ar gerado de maneira indevida por bombas movidas a diesel. Os diamantes obtidos ilegalmente são posteriormente comercializados no mercado informal.

Antes da fiscalização foi realizado um longo trabalho de inteligência para identificar os locais e horários das atividades irregulares. Durante a operação, foram flagradas e apreendidas sete barcaças de extração ou draga; sete motores estacionários, usados na sucção do cascalho; seis barcos de pequeno porte; seis motores popas e dois diamantes.

Após o flagrante, 32 pessoas foram encaminhadas ao Distrito Policial, sendo que duas delas já eram procuradas pela Justiça por furto e pelo crime de lavra garimpeira. Todo o material foi apreendido na sede do Batalhão e os diamantes encaminhados ao Ministério Público Federal. A operação contou com 24 policiais militares ambientais, seis viaturas e quatro embarcações.
Texto: Ludmilla Fregonesi/PM Ambiental Fotografia: PM Ambiental

 
 

Fonte: SMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.