Mundo
 
 
 

Deflagrada a Operação Dinizia em Rondônia

Porto Velho (04/08/2010) - Iniciou na segunda-feira (02/08), sem previsão para término, a Operação Dinizia que tem como principal objetivo coibir ilícitos ambientais relativos à exploração e industrialização ilegal de produtos e subprodutos florestais, especialmente o combate aos “créditos virtuais”, o “esquentamento” de madeira ilegal, muitas vezes proveniente de Terras Indígenas e Unidades de Conservação.

Esta operação será deflagrada em Porto Velho, especialmente nos distritos de Jaci-Paraná, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia. Participam da operação: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama; O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio; a Polícia Federal – PF, a Força Nacional de Segurança – FN, a Polícia Rodoviária Federal – PRF e o Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam, que, em conjunto, formam a Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais – CICCIA.

Dinizia excelsa Ducke é o nome científico da popular Faveira Ferro ou Angelim Vermelho, uma das árvores de maior porte e altura da Região Norte. É uma madeira muito pesada e resistente e vastamente utilizada na construção civil, sendo por isso, uma das espécies mais exploradas ilegalmente na Amazônia. Daí surgiu a inspiração para o nome da Operação.

Segundo o superintendente do Ibama de Rondônia, César Guimarães, “a união dos órgãos federais em ação conjunta é a maneira mais viável para combater os ilícitos ambientais. Ação que se apresenta coroada pela integração das entidades que compõem o CICCIA”. Ascom/Ibama/RO

+ Mais

Operação de combate à pesca predatória na Ilha do Bananal flagra caça de jacarés

Palmas (04/08/2010) – O Ibama e a Polícia Militar Ambiental de Tocantins realizaram na semana passada uma operação de combate à pesca predatória na região da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta, onde esta localizado o Parque Nacional do Araguaia. Durante a operação, os servidores do Ibama e policiais militares conduziram para a delegacia de Dueré, um grupo de cinco pessoas com as quais foram encontrados quatro jacarés abatidos.

Além dos jacarés, foram apreendidos na operação 70 quilos de pescados, um motor de popa do tipo rabeta, 50 metros de redes de pesca e 19 St de lenha de origem nativa, desacobertada de DOF. A região fiscalizada abrange sete municípios do estado do Tocantins. As multas aplicadas pelo Ibama somam pouco mais de R$ 36 mil.

O chefe da fiscalização do Ibama no estado, Lenine Barros Cruz, avalia que “coibir a pesca predatória e a caça ilegal nessa região, aproveitando para ajudar na proteção das áreas de entorno do Parque Nacional do Araguaia é importantíssimo, especialmente nessa época da seca, em que as praias aparecem no Rio Araguaia, atraindo turistas principalmente oriundos de Brasília e Goiânia aumentando a pressão sobre a fauna e os recursos pesqueiros.”
Ibama/TO

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.