Mundo
 
 
 

Ibama flagra derrubada ilegal de floresta para formação de pastagem no Pará

Belém (09/08/2010) – O Ibama interrompeu na tarde de sexta-feira (06/08) um desmatamento que já havia destruído 300 hectares de floresta amazônica no município de Portel, no oeste do Pará. Ao chegar ao local de helicóptero, os fiscais surpreenderam cinco homens fazendo a derrubada da mata para a formação de pastagens. Na ação, quatro motosserras e duas espingardas de caça foram apreendidas. O acampamento utilizado para dar suporte ao crime ambiental foi destruído, conforme determina o Decreto Federal 6514/08.

A área pertence a um grande pecuarista da região que foi localizado pelos fiscais a 30 km do desmate, já na sede do município. Ele foi notificado a apresentar ao Ibama as licenças de supressão da vegetação em até sete dias. Se não possuir a documentação, será multado em R$ 1,5 milhão pelo crime ambiental, além de ter a área embargada para qualquer atividade econômica.

Segundo os trabalhadores contratados para a derrubada, o pecuarista pretendia instalar uma fazenda com mais de mil hectares de pastagens no lugar da floresta. Análise das imagens de satélite da área realizadas pelo Núcleo de Geoprocessamento do Ibama em Tucuruí, com dados do Instituto de Pesquisas Espaciais – Inpe, revelaram que o desmatamento vinha ocorrendo desde maio, ao ritmo de cerca de 100 hectares por mês.
Nelson Feitosa
Ascom/Ibama/PA
Foto: Patrick Makarem

+ Mais

Ibama implementa segunda fase da operação Piranhas-Assú no Rio Grande do Norte

Natal (10/08/2010) - O Ibama começa hoje a segunda etapa da Operação de Fiscalização Piranhas-Assú com o objetivo principal de verificar o cumprimento das medidas adotadas pelas Prefeituras Municipais que assinaram os Termos de Ajustamento e Conduta (TAC) em setembro de 2009.

Na primeira fase da operação foi realizado um levantamento pontual das propriedades e atividades localizadas ao longo da área de influência da bacia hidrográfica do Piranhas-Assú. Em seguida foram assinados diversos TAC na tentativa de minimizar os impactos ambientais gerados pelos lixões e abatedouros públicos, com reflexo na bacia do rio.

A segunda etapa percorrerá toda a região do Seridó abrangendo o entorno de vários municípios, tais como Caicó, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Jucurutú, Cruzeta, Ouro Branco, São João do Sabugi, Parelhas, Equador e Ipanguaçú.

Conforme Alvamar Queiroz, Superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte, “a atuação do nosso órgão justifica-se pela necessidade da assinatura do Termo de Ajustamento e Conduta, uma vez que, o rio é de dominialidade federal, sendo patente que o mesmo encontra-se em avançado estágio de degradação e poluição ambiental, para a qual contribuem os lixões e abatedouros públicos, localizados na sua bacia, incluindo margens e afluentes, cuja gestão é de responsabilidade das prefeituras municipais.
Homero Henrique Medeiros
Ascom/Ibama/RN

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.