Mundo
 
 
 

Operação de fiscalização destrói rancho de palmiteiros e caçadores

Thiago de Mello Bezerra última modificação 20/08/2010 - Ação conjunta do ICMBio e INEA foi realizada na APA de Cairuçu e na Reserva Ecológica da Juatinga, no estado do Rio

Brasília (20/08/2010) – Uma operação de fiscalização destruiu um rancho utilizado por palmiteiros e caçadores no início da semana, na vertente entre o saco do Mamanguá e a Praia Grande da Cajaíba, no interior da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu e da Reserva Ecológica da Juatinga, no Estado do Rio.

No alojamento ilegal, foram encontrados restos de palmito juçara (Euterpe edulis), uma carcaça de tucano do peito-amarelo (Ramphastos vitellinus) e equipamentos utilizados nas atividades criminosas, como armas e utensílios para o cozimento do palmito. A operação foi promovida pela APA Cairuçu/ICMBio e Reserva Ecológica da Juatinga/INEA, contando com a participação de agentes da Delegacia de Polícia Federal de Angra dos Reis.

Cortar palmito juçara na natureza é crime ambiental. O palmito juçara é protegido por lei porque está ameaçado de extinção, podendo desaparecer dos ambientes naturais se as atividades criminosas não forem combatidas.

De acordo com um agente envolvido na operação, “o consumidor final também tem um também um papel importante na conservação do Palmito juçara, pois pode optar pelo palmito pupunha - também muito saboroso - ou exigir certificação de origem legal do palmito no ato da compra.”

A caça e captura de animais silvestres também é crime punido por Lei, podendo ocasionar multa de até R$10.000,00 por animal apreendido e de um ano e meio a três anos de prisão. Segundo o agente entrevistado “retirar um animal da natureza, principalmente os já ameaçados de extinção, é como roubar um bem de um patrimônio que é de todos os brasileiros”.
Ascom/ICMBio

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.