Mundo
 
 
 

Ibama divulga resultados parciais da operação Impacto Profundo III em Eunápolis/BA

Eunápolis (09/12/2010) – A apreensão de mais de dez toneladas de pescados, além de dois barcos de pesca e um caminhão baú que transportava pescados irregularmente, marcou os primeiros nove dias de atividades da Operação Impacto Profundo III, organizada pelo Ibama em Eunápolis/BA e realizada com apoio do Ibama em Ilhéus/BA, da Delegacia de Proteção Ambiental (DPA) de Ilhéus, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), de Porto Seguro, e do ICMBio.

A operação foi iniciada no município de Alcobaça, a cerca de 800 km de Salvador, em uma área fortemente afetada pela captura e comércio ilegal de lagostas e, segundo Wilson Mendes, coordenador operacional do Ibama, “o início da operação foi concentrado na fiscalização das maiores empresas da região”.

As empresas fiscalizadas foram escolhidas por seu porte após levantamento prévio nos sistemas de controle operados pelo Ibama. Foi também realizada uma intensa fiscalização por mar, destacando-se a apreensão de dois barcos que estavam pescando dentro dos limites do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

A fiscalização das empresas que atuam na cadeia de produção de lagostas é indispensável ao combate da pesca ilegal. Henrique Jabur, chefe de fiscalização ambiental do Ibama na região sul da Bahia, informa que “as ações de fiscalização que visam a cobrar a regularidade das unidades de produção pesqueira serão intensificadas”.

Segundo Cleide Guirro, gerente-executiva do Ibama em Eunápolis, “o caráter inovador do trabalho realizado na operação Impacto Profundo III reside na conjugação de ações de fiscalização que ocorrem simultaneamente no mar, nas unidades de produção pesqueira e no transporte de pescados”. Isto amplia a capacidade de fiscalização do órgão, visto que o combate ao crime não mais se restringe aos locais de pesca e, sim, a toda a cadeia de comércio da lagosta.

Cleide Guirro finaliza informando que “a adoção destas medidas tenta estabelecer um equilíbrio sustentável na pesca de lagosta, tanto do ponto de vista biológico quanto econômico e social”.

Resultados parciais da operação: apreensão de dois barcos de pesca, apreensão de um caminhão, apreensão e destinação de mais de 10 toneladas de pescados, apreensão e destinação de 130 kg de lagostas, lavratura de 12 autos de infração alcançando valor superior a R$ 200.000,00.

Defeso da lagosta: 01 de dezembro a 31 de maio.
Base legal: Instrução Normativa Ibama nº 206/2008.
Defeso: período em que a captura é proibida.
Razão: proibir a captura da lagosta em seu período reprodutivo.
Lauro Silva

+ Mais

Caranguejos são apreendidos por fiscalização e devolvidos à natureza no norte do Espírito Santo

Vitória (10/12/2010) – Mais de cinco mil caranguejos foram apreendidos na madrugada desta sexta-feira, em mais uma ação da operação Impacto Profundo III, realizada pelo Ibama em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Os caranguejos estavam sendo levados por um caminhão para o manguezal de Barra do Riacho.

Segundo o coordenador da operação, José Ronaldo Pinheiro Costa, o caranguejo não se encontra mais no período de defeso porém os animais foram catados com um apetrecho proibido por lei.

Conforme a legislação ambiental vigente, o pescador deve realizar a cata do caranguejo manualmente e não utilizando redes, como foi constatado por nossa fiscalização. A PM Ambiental conduziu o responsável pelo carregamento para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Matheus após o flagrante, explica José Ronaldo.

Os caranguejos serão devolvidos ao Manguezal de Barra Nova nesta sexta-feira em mais uma ação da Impacto Profundo III, operação realizada pelo Ibama em conjunto com a PM Ambiental em todo o Espírito Santo.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.