Mundo
 
 
 

Comerciante levava 47 aves silvestres do Pará para São Paulo

Belém (14/01/2011) – O Ibama apreendeu nesta quinta-feira (13/01) 47 filhotes de araras, ararajubas e papagaios em poder de um comerciante paulista, de 36 anos, no Km 240 da Rodovia Transamazônica, em Marabá, no Pará. O homem tentava levar os pássaros do sudeste do estado para São Paulo, usando um carro Vectra alugado, quando acabou detido no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além de responder a processo criminal junto à Polícia Federal, ele foi penalizado pelo Ibama em R$ 235 mil, por transportar ilegalmente animais da fauna brasileira. O autuado tem 20 dias para recorrer da multa.

Com menos de quatro semanas de idade, as aves foram colocadas numa caixa de madeira com cerca de um palmo de altura. Provavelmente elas foram roubadas dos seus ninhos, segundo o Ibama, e a maioria ainda não tinha nem penas. “Nessa fase da vida, os psitacídeos dependem dos pais para tudo e não se alimentam sozinhos. Dois filhotes já estavam mortos quando chegamos. Quase todos morreriam de fome ou dos maus tratos antes de chegar ao mercado ilegal, que certamente era seu destino”, explica a chefe da Divisão de Fauna do Ibama em Marabá, Christina Whiteman.

Depois de surpreendido pela PRF, o comerciante paulista foi entregue à Polícia Federal de Marabá, onde teve o carro apreendido, aguardou a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, e acabou liberado. O homem, que já foi detido outras três vezes por crime ambiental, disse que recebeu os pássaros em Jacundá, a 100 Km de Marabá, e fazia apenas o transporte das aves.

Nesta sexta-feira (14/01), os pássaros serão transferidos de helicóptero da Fundação Zoobotânica de Marabá, onde receberam os primeiros cuidados veterinários, para o zoológico de Carajás. “O impacto da retirada de tantas aves de seu ambiente natural tem implicações extremamente negativas não só para os próprios pássaros, mas para as populações das espécies em questão”, conclui Christina.
Nelson Feitosa
Ascom/Ibama/PA
Fotos: Christina Whiteman/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.